Em minhas-financas / consumo

Final da Copa do Mundo será disputada por Brasil e Croácia, diz Goldman

Banco antes previa que Brasil jogaria contra a Alemanha

Philippe Coutinho e Neymar
(Lucas Figueiredo/CBF)

SÃO PAULO – Um novo relatório do banco Goldman Sachs aponta que a final desta edição da Copa do Mundo será disputada entre Brasil e Croácia, com vitória do Brasil.

Em uma primeira previsão, o banco apontava que a seleção brasileira enfrentaria a Alemanha na final do torneio, mas mudou sua previsão após a Coreia do Sul eliminar os alemães na última semana. Depois, apontou uma disputa entre Brasil e Inglaterra, mas mudou novamente de previsão após a vitória da Croácia sobre a Dinamarca.  

De acordo com os economistas do banco, o Brasil disputará o próximo jogo, nesta sexta-feira (6) às 15h, com a Bélgica, que nesta segunda-feira (2) joga contra o Japão. Nas semifinais, o Brasil vai enfrentar – e vencer – a França, que ganhará do Uruguai na disputa pela classificação ainda nesta semana.

O Goldman também previu que o Brasil ganharia a Copa do Mundo de 2014, em uma vitória de 3 a 1 contra a Argentina na final; nas semifinais, entretanto, a seleção brasileira perdeu de trágicos 7x1 da Alemanha. Para a edição deste ano, entretanto, o modelo de análise foi melhorado: as previsões se baseiam em mais de 200 mil modelos estatísticos que avaliam a performance das seleções participantes da Copa, incluindo dados de cada jogador, e executou mais de 1 milhão de simulações.

"Introduzimos informações sobre características das seleções, jogadores e desempenho recente das equipes em quatro tipos de modelos de aprendizado de máquina para analisar o número de gols marcados em cada partida. Os modelos, então, aprendem a relação entre essas características e os gols marcados, usando placares de jogos competitivos da Copa do Mundo e da Liga dos Campeões da Europa desde 2005”, explicou o Goldman. 

A seguir, confira a previsão mais recente do Goldman:

goldman

 

Contato