Em minhas-financas / consumo

Proteste testa TVs para indicar a melhor opção para assistir à Copa do Mundo

Foram avaliadas modelos das marcas Philips, LG, AOC, Sony, Philco e Samsung

Televisão
(Shutterstock)

SÃO PAULO - A Copa do Mundo começou, e aqueles que não podem viajar até a Rússia para assistir pessoalmente, optam pelos televisores de boa qualidade para não perder nenhum segundo de um dos maiores eventos do mundo. A Proteste, associação de consumidores, testou televisões com telas de 55 a 60 polegadas. Foram avaliadas modelos das marcas Philips, LG, AOC, Sony, Philco e Samsung. 

Confira os modelos analisados:

tv

Um dos principais critérios para a avaliação foi a qualidade da imagem - o fator teve o maior peso na avaliação. E, neste item, somente dois modelos foram considerados aceitáveis: Philips e Samsung UN55MU6500. Entretanto, eles não se saíram bem, na uniformidade de imagem e na qualidade HD com configurações pessoais.

Já os outros aparelhos testados foram considerados bons, tendo se saído bem na qualidade HD e na fluidez e uniformidade de imagem na tela.

Para avaliar a fluidez da imagem, foram usadas várias sequências de vídeos específicos que incluem movimentos de panning (movimentação lenta e de velocidade constante da câmera), assim como imagens com mais detalhes de fundo e movimentação rápida da câmera.

Após calibrar a TV, é escolhido um ponto com o melhor equilíbrio e, em seguida, é verificado se há pixels em evidência ou “saltos” na imagem. O modelo Samsung QN55Q7F foi o destaque quanto à fluidez da imagem.

A tecnologia 4K teve bons resultados nos testes realizados.  A Samsung QN55Q7F e UN55MU7000, foram os destaques.

A associação verificou também a uniformidade de imagem, checando se as cores e a luminosidade eram uniformes em toda a tela da TV. Os resultados foram satisfatórios, mas vale ressaltar que, poderiam ter se saído ainda melhores, caso não vazassem luz na parte traseira da tela.

Após o critério de imagem ser avaliado, a associação verificou a segunda característica mais importante: qualidade de som. Para isso, foram criadas três situações: músicas no estilo pop, clássico e cenas de filmes de drama.

Obtiveram notas máximas na qualidade sonora os modelos LG 55UJ6545 e os Samsung QN55Q7F e UN55MU7000. De um modo geral, os demais alcançaram bons resultados. A TV com o som mais alto foi a Samsung QN55Q7F, que recebeu apenas uma nota aceitável.  

Segundo o estudo, As TVs testadas, no geral, são fáceis de usar. Além do manual em papel, a maioria também oferece as instruções dentro da própria TV, o que pode facilitar algumas pesquisas. Dessa forma, na tela aparecem guias e passo a passo que ajudam o consumidor a entender o funcionamento do produto.

Vale identificar se há muitas funções que são executadas apenas uma vez, como configurar as cores, os brilhos e o contraste, fazer cadastro de conta na Smart TV, entre outros. O modelo da Philips foi o único considerado aceitável nessa avaliação porque, em alguns aspectos do uso cotidiano – como mudança de canal, localização da barra do volume, configuração dos canais e arranjo dos botões no controle –, não apresentou as melhores opções para facilitar a vida do usuário.

Para avaliar a qualidade das funções smart, foram levados em conta: a possibilidade de personalizar os conteúdos, a loja de aplicativos e sua velocidade de navegação. Apesar de vários produtos serem da mesma marca, as suas lojas de aplicativos e funcionamento da Smart TV variam um pouco devido à versão do sistema operacional e da família da TV. Os modelos da Philips e o Samsung UN55MU6500 foram aceitáveis nesse critério porque a velocidade de acesso e de navegação é um pouco mais lenta.

Em relação às conexões, todas as TVs avaliadas já possuem sintonizador digital integrado de fábrica e estão aptas a receber o sinal digital de TV. Elas também possuem capacidade de conexão Wi-Fi. Os produtos com quatro entradas HDMI foram avaliados como muito bons e os com três entradas, bons. Em relação às entradas USB, o modelo Samsung QN55Q7F possui três entradas.

Por fim, para chegar ao resultado final, também foi levado em conta a confiança que os consumidores têm nas marcas. Isso foi medido por uma pesquisa com milhares de pessoas, que dividiram suas experiências sobre os problemas encontrados nas TVs de certa marca em comparação com outras. E as consideradas mais confiáveis foram LG e Samsung.

Quer juntar dinheiro para investir em algo que queira? Abra uma conta na XP.

Contato