EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em minhas-financas / consumo

9 razões para usar a mesma roupa todos os dias

Mark Zuckerberg faz isso, Steve Jobs também fazia. O que você está esperando?

Mulher mergulhada em roupas
(Shutterstock)

SÃO PAULO - Que Mark Zuckerberg usa as mesmas roupas todos os dias - e Steve Jobs fazia o mesmo - qualquer pessoa observadora sabe. Mas nem todos entendem os verdadeiros motivos por trás dessa escolha, que tem até um nome: capsule wardrobe (ou guarda-roupa cápsula). 

Alguns adeptos, psicólogos e pesquisadores já cansaram de anunciar motivos para convencer o resto da humanidade a seguir o movimento. Se você ainda está cético, confira 9 deles: 

  1. 1. Menos decisões
  2. Existe na psicologia algo chamado "decision fatigue", ou fadiga referente à tomada de decisões. Segundo estudos, a qualidade das decisões tomadas por um indivíduo é prejudicada após uma longa sessão de escolhas. Muitas vezes, a rotina no trabalho, estudo ou qualquer área da vida requer fazer escolhas ao longo do dia - então escolher a roupa de manhã pode ser uma escolha prejudicial à sua função principal. 
  3. 2. Mais tempo
  4. Além de passar menos tempo na frente do armário e do espelho de manhã, pessoas que usam sempre o mesmo padrão de vestuário ganham tempo ao não precisar passar longas horas escolhendo o que comprar em lojas. 
  5. 3. Menos estresse 
  6. "Será que essa roupa é formal demais? Curta demais? Vai me fazer passar calor?". Todas essas perguntas geram ansiedade. Dispense.
  7. 4. Mais energia
  8. Uma diversidade de roupas requer tipos diferentes de manutenção, maior organização no guarda-roupa e, provavelmente, mais roupa suja. Tudo isso gasta muita energia. 
  9. 5. Bem-estar
  10. Pessoas cujas roupas são sempre as mesmas tendem a estar constantemente satisfeitas com sua aparência. Isso aumenta o nível de bem-estar. 
  11. 6. Imagem icônica
  12. Ter um "uniforme" cria coerência. Alice Gregory, escritora, definiu seu estilo 'encapsulado' como "icônico". Para ela, a sensação é de maturidade, uma "maneira barata de sentir-se famosa". 
  13. 7. Menos despesas
  14. Em 1930, as muheres possuíam, em média, 9 roupas. Hoje, o mesmo número é 30. Não é preciso dizer que o segundo cenário custa mais dinheiro. 
  15. 8. Organização
  16. Armários menores e mais organizados abrem espaço para outras prioridades em um lar.
  17. 9. Paz
  18. A atriz Drew Barrymore escreveu um artigo sobre como sua relação com roupas mudou, principalmente após ter filhos. Após adotar a filosofia do minimalismo, conseguiu chegar em um equilíbrio: sua moda agora é "mais calma e pacífica"

Invista o dinheiro que economizou comprando menos roupas. Abra uma conta na XP.

Contato