EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em minhas-financas / consumo

Como saber quais postos têm combustível em tempo real

Usuários do Waze e clientes da ValeCard podem ver em tempo real os postos abastecidos

gasolina posto combustível
(Shutterstock)

SÃO PAULO - Em seu oitavo dia, a greve dos caminhoneiros atinge boa parte dos postos de combustíveis ao redor do Brasil. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro criaram operações de comboio que trabalham para abastecer os postos, mas a normalização deve demorar entre cinco e sete dias após o término da greve, de acordo com sindicatos. 

Para informar seus clientes sobre os postos com situação normalizada, a empresa ValeCard, de meios de pagamento eletrônicos, criou uma operação para enviar e-mails a cada 15 minutos atualizando o status de estabelecimentos credenciados. "Sabemos que um dia sem abastecer gera muitos transtornos para nossos clientes e essa foi uma forma que encontramos de contribuirmos com uma solução para amenizar a crise", disse Renata Tavares, coordenadora de marketing e comunicação da empresa. 

Quem não é cliente da Valecard também tem alternativa para se manter informado dos postos com combustíveis. É possível utilizar uma plataforma acessível e gratuita para conferir o funcionamento dos postos pelo celular: o Waze. 

Desde sexta-feira (25), o app tem enviado alertas pedindo que os motoristas informem se um posto de gasolina possui ou não combustível. Pelo menos 9 milhões de pessoas receberam alertas encorajando o repasse deste tipo de informação aos demais usuários. 

Só na Grande São Paulo, o app identificou aumento de 235% de usuários que buscaram por postos de gasolina através de suas ferramentas. 

Como a ferramenta é alimentada pelos usuários, vale ter cuidado na hora de conferir as informações. Há relatos de pessoas que foram aos postos indicados e deram de cara com mais um estabelecimento fechado - por isso, ainda é importante checar duas vezes: o contato direto com o posto é a melhor forma de não perder a viagem.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Contato