Em minhas-financas / consumo

A cada 5 segundos, criminosos da internet tentam cometer fraudes; saiba como se comportam

Estudo da Konduto, empresa desenvolvedora de sistemas antifraude para e-commerce, revela o comportamento desses criminosos na internet 

Hackers
(Shutterstock)

SÃO PAULO – A cada cinco segundos, o e-commerce brasileiro sofre uma tentativa de fraude, nem todas bem-sucedidas, aponta o Raio-X da Fraude, estudo realizado pela empresa Konduto, desenvolvedora de sistemas antifraude. Ele ainda aponta que, a cada 33 compras feitas online, 1 é de origem fraudulenta, “feita por estelionatários utilizando cartões de crédito clonados.

Às quartas-feiras são o dia da semana em que acontece o maior número de tentativas de fraude, ainda segundo o estudo: do total de suspeitas de fraudes analisadas, 19,08% aconteceram às quartas-feiras, seguida pelas segundas.

Elas também são mais frequentes entre as 18h e 23h59, período em que 39,4% das transações suspeitas foram realizadas. Os períodos da madrugada e da manhã são os que mais tranquilos: somente 11,89% e 11,19% das tentativas de fraude aconteceram nesse período.

“Estes dados mostram que os criminosos virtuais encaram a fraude como ‘trabalho’, e não como atividade secundária”, explica Tom Canabarro, co-fundador da Konduto. Também reforçam isso outros insights do levantamento: eles usam computadores comuns, com sistema operacional Windows (em 76% das suspeitas de fraude) e pelo navegador Google Chrome (em 86% das suspeitas de fraude) – tal como a maioria das pessoas.

Vale ressaltar que o levantamento foi feito com base nas suspeitas de fraude, já que a maioria delas é detectada a tempo, antes do envio do produto e do lançamento da cobrança no cartão de crédito do cliente. Para obtenção dos dados, foram analisadas mais de 40 milhões de transações realizadas entre o dia 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2017. 

Quer investir melhor seu dinheiro? Clique aqui e abra sua conta na XP Investimentos.

 

Contato