7 coisas que você deve deixar de lado se quiser alcançar o sucesso 

A consultora financeira Elle Kaplan afirma que é possível deixar de lado alguns hábitos ruins que só atrapalham seu caminho até o sucesso

Giovanna Sutto

SÃO PAULO – Todo mundo almeja alcançar o sucesso financeiro. No entanto, há alguns hábitos que podem estar impedindo que você conquiste sua liberdade financeira.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A consultora financeira Elle Kaplan afirma que é possível deixar de lado alguns hábitos ruins e rotinas tóxicas que só atrapalham seu caminho até o sucesso.

Ao site CNBC, ela selecionou 7 coisas que você deve deixar de lado se quiser alcançar o sucesso, confira:

1. Dúvidas

“Eu sempre soube que alcançaria o sucesso. Acho que nunca duvidei por um minuto disso”, afirmou Warren Buffett. Você está inconscientemente sabotando seu progresso quando se entrega à negatividade.

O caminho para o sucesso começa no momento em que você condiciona seu cérebro a acreditar que vai chegar onde quer. Se não acreditar nisso, então não deve esperar que o sucesso chegará.

Ao invés de ser seu pior inimigo, entregue-se de bom humor e cultive pensamentos positivos que vão inspirar você a continuar alcançando seus objetivos.

2. Decisões guiadas pela emoção

“Nos anos de experiência com finanças, vi muitas pessoas jogarem fora décadas de planejamento financeiro por causa de sentimentos”, afirma Kaplan. Quando pessoas bem-sucedidas se encontram em situações em que ficam extremamente irritadas, tristes ou frustradas, se deixam levar pelas emoções e perdem o controle sobre elas.

O simples ato de aguardar um tempo para tomar uma decisão até não estar tão vulnerável às emoções pode ter um papel importante para alcançar o sucesso. É preciso equilíbrio para conseguir tomar decisões prudentes para seguir no caminho do sucesso.

3. Confiança apenas nos elogios de terceiros

“A autoconfiança deve vir de você mesmo. O reforço externo de pessoas que te admiram pode ajudar, mas você precisa construir sua própria confiança”, disse Steve Jobs.

Ninguém pode defender você ou fazer acontecer tão bem como você mesmo. Acredite em seu próprio sucesso, e se a oportunidade certa não aparecer, crie a sua oportunidade. Elogios são sempre bem-vindos, mas se achar que não vai conseguir, nada adianta ter uma torcida por você.

4. Tentar agradar tudo e todos

“O mundo é uma selva. Todo mundo quer chamar a atenção e ser notado, para estar à frente. Não seja ingênuo. Faça seu trabalho para si mesmo, sem tentar agradar as pessoas. Não espere que todos vão parabenizá-lo quando chegar onde quer”, afirma Kaplan.

Pare de fazer coisas para agradar outras pessoas, faça o que for preciso para cumprir seus objetivos e aja de acordo com a sua visão de mundo. Você não vai conseguir agradar todo mundo sempre que decidir algo. Tenha consciência disso e faça o melhor que puder segundo seus princípios.

5. Companhias ruins

“Cerque-se apenas de pessoas que vão ajudar você a chegar mais longe”, afirma Oprah Winfrey. Você provavelmente já ouviu esse conselho quando era adolescente e a especialista afirma que seus pais estavam certos.

“A companhia que você mantém influencia o sucesso que você cria”, diz. O desafio é que nem sempre podemos escolher as pessoas com as quais interagimos diariamente. Mas ter a capacidade de reconhecer as pessoas que não trazem benefícios – e ignorar sua energia ruim – é fundamental para estabelecer uma mentalidade positiva.

6. Desistir quando errar

“É impossível viver sem errar em algum momento”, diz JK Rowling, que se tornou um bilionária depois que deixou de lado as centenas de críticas negativas de editores antes de lançar Harry Potter.

As pessoas bem-sucedidas não aceitam ‘não’ como resposta. Em vez disso, encontram novas maneiras de transformar as falhas e rejeições em degraus para alcançar o que desejam.

“Tenha em mente que o fracasso é um terreno fértil para o sucesso e não desista. Seja persistente e resiliente o suficiente para se recuperar e tentar novamente”, afirma Kaplan.

7. Despesas inúteis

Um estudo realizado pela empresa Martini Media, entre consumidores que ganham mais de US$ 100 mil por ano (cerca de R$ 325 mil) revela que, surpreendentemente, a maioria deles não possui carros de luxo e fazem compras em lojas convencionais como o Walmart ou lojas de departamento.

O motivo é que eles reconhecem o valor que o investimento a longo prazo pode ter sobre despesas inúteis. A única coisa que praticamente todos os milionários e bilionários tem em comum é o investimento.

“Se você está tentando deixar de lado gastos excessivos, considere colocar 20% do seu salário em investimentos, 30% na conta para despesas do dia a dia e a outra metade use em despesas fixas como aluguel, contas de luz e alimentação”, aconselha Kaplan.

Quando você deixa de gastar com coisas desnecessárias, você aumenta exponencialmente sua probabilidade de sucesso financeiro porque você pode direcionar seu dinheiro para um caminho onde ele renda mais e mais.

Invista seu dinheiro para alcançar a independência financeira: abra uma conta gratuita na XP!

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.