Em minhas-financas / consumo

Mercado Livre lança função que permite reserva online de automóveis

Até o momento a reserva só podia ser realizada diretamente com o vendedor

Sede do Mercado Livre vista de cima
(Divulgação)

SÃO PAULO –  O Mercado Livre lançou nesta semana uma nova funcionalidade em sua área de Classificados que permite fazer a reserva online de automóveis. Desta forma, a transação financeira do pagamento do sinal ocorrerá dentro da plataforma, ou seja, sem o cliente ter que falar com o vendedor para negociar o valor.

Chamada de Reserva Online, a função já está disponível aos vendedores em todos os anúncios de veículos novos ou usados, tanto os de pessoas jurídicas (concessionárias e demais lojistas) quanto os de pessoas físicas. Até o momento, só era possível visualizar o anúncio e contatar o vendedor, realizando a compra diretamente, no modelo tradicional de classificados online e offline.

Caio Ribeiro, diretor do Mercado Livre Classificados, afirma que a mudança é o início de uma fusão dos modelos de classificados e de marketplace da empresa. “Estamos em um primeiro passo para que, futuramente, a compra de um veículo seja realizada 100% dentro da plataforma”, diz.

O valor da reserva varia de R$ 200 a R$ 1.000 (dependendo do valor total do veículo), e o pagamento é gerenciado por Mercado Pago, podendo ser pago via boleto bancário ou cartão de crédito (à vista ou parcelado). Além disso, caso venha a desistir da compra do veículo, o consumidor pode cancelar a reserva a qualquer momento e receber o dinheiro de volta.

De acordo com o Mercado Livre, a funcionalidade de reserva será fundamental para que o vendedor crie seus índices de reputação no site: quanto mais reservas bem-sucedidas, melhor será a sua reputação e, consequentemente, o posicionamento de seus anúncios nas buscas. Além disso, a companhia afirma que o benefício da reserva para os vendedores é a sinalização do potencial de vendas de seus veículos, o que facilita a gestão e a concretização dos negócios.

 

Contato