Em minhas-financas / consumo

4 acertos e 3 erros e dos millennials nas finanças pessoais

Os millennials são os nascidos entre o início da década de 1980 e o começo dos anos 2000

millennials geração Y jovem contas finanças pessoais
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Com base nos resultados da pesquisa da corretora norte-americana Charles Schwab, a Forbes listou quatro atitudes consideradas acertadas dos millennials, a também chamada geração Y – dos nascidos entre o início da década de 1980 e o começo dos anos 2000 – em relação a suas finanças e outros quatro erros.

Veja a lista de acertos:

1 - Eles estão criando objetivos financeiros
A pesquisa revelou que 38% dos millennials têm um objetivo mensal de economia, quase o dobro da porcentagem registrada entre os boomers – nascidos entre 1945 e 1960.

Independentemente do motivo da economia – seja para comprar uma casa, tirar férias ou se casar - é essencial criar um cronograma e um objetivo mensal e, então, colocá-los no modo automático. Estabeleça uma transferência automática da conta corrente para a conta poupança todo mês.

“Se você quiser independência financeira no futuro, comece a economizar quando jovem e automatize suas economias o máximo possível”, ensina o especialista da Forbes, Jamie Hopkins

2 - Tentam colocar seus planos financeiros no papel
No que diz respeito a registrar esses objetivos, os millennials estão indo bem, com 34% relatando ter um plano financeiro escrito. Isso pode não parecer muito até considerarmos que apenas 21% dos integrantes da Geração X (nascidos de 1960 a 1982) e 18% dos baby boomers fazem o mesmo.

Além disso, 72% dos representantes dos millennials que têm um plano financeiro escrito receberam ajuda de um profissional das finanças quando fizeram isso.

3 - Eles têm conhecimento de taxas de corretagem e administração
Muitas startups financeiras garantem ter taxas mais baixas do que as empresas tradicionais. Aparentemente, os millennials estão prestando atenção nisso, já que 84% deles têm conhecimento destas taxas associadas à corretagem ou contas de investimento. Apenas 65% dos boomers revelaram conhecimento sobre o assunto

Apesar de taxas de administração de fundos de pensão poder ser considerado algo chato para se pensar, mas elas custam aos norte-americanos aproximadamente US$ 17 bilhões ao ano.

4 - Eles estão aumentando sua aposentadoria
Apesar de todas as notícias sobre a iminente crise da aposentadoria nos Estados Unidos - ou talvez por causa delas - mais da metade dos millennials aumentou seu nível de contribuição em seus planos de aposentadoria no ano passado. Apenas 21% dos boomers fizeram o mesmo.

Aumentar o valor da contribuição é uma maneira indolor de aumentar suas economias para a aposentadoria - e evitar a inflação no estilo de vida quando você conseguir um aumento. Além disso, como você nunca verá o dinheiro, provavelmente nunca sentirá falta dele.

Atitudes ruins
Apesar de os millennials estarem indo muito bem em algumas frentes financeiras, eles também têm maus hábitos. Seguem três deles revelados pela pesquisa publicada pela Forbes:

1 - Eles não pagam suas contas no prazo
De todos os resultados, esse pode ser o mais difícil de entender: apenas 33% dos millennials fazem todos os seus pagamentos de dívidas dentro do prazo, ou não têm dívidas, e apenas 31% pagam toda a sua fatura de cartão de crédito por mês, ou não têm dívidas de cartão de crédito.

2 - Eles não têm orçamentos
Apesar de os millennials terem registrado seus planos financeiros, apenas 42% dos entrevistados têm um orçamento doméstico.

Se você for um millennial naturalmente regrado, pode não precisar de um orçamento muito específico. Mas, considerando que apenas 28% dos representantes desta geração têm um fundo de emergência, esse não parece ser o caso.

Se você estiver entre os 72% de millennials sem um plano emergencial, é hora de criar um orçamento que inclua contribuições para essa reserva e uma conta de aposentadoria.

3 - Eles gastam demais em café
Talvez por causa de sua falta de orçamento, os millennials estão gastando mais do que as outras gerações entrevistadas. Veja como eles estão gastando o dinheiro que ganham:

- 60% dos millennials gastam com cafés que custam mais de US$ 4 cada
- 76% investem em novos gadgets
- 69% compram roupas que não necessitam
- 79% comem em restaurantes da moda

 

Contato