Em minhas-financas / consumo

ANS suspende venda de 38 planos de saúde

Reclamações recorrentes sobre a cobertura de planos de 14 operadoras levaram à suspensão

Médico
(Shutterstock)

SÃO PAULO – A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) determinou a suspensão da venda de 38 planos de saúde de 14 operadoras devido às reclamações recorrentes sobre a cobertura assistencial, como recusas e demora no atendimento, recebidas no primeiro trimestre de 2017.

 A medida entra em vigor na próxima sexta-feira (09) e faz parte do monitoramento periódico realizado pela ANS. Karla Santa Cruz Coelho, diretora de normas e habilitação dos produtos da ANS, enfatiza que a medida protege os beneficiários desses planos e incentiva as operadoras a melhorarem o atendimento.

“Ao proibir a venda dos planos que estão sendo alvo de reclamações recorrentes sobre cobertura, a ANS obriga as operadoras a qualificarem o serviço para atender com eficácia aos usuários. Somente mediante a adequação do atendimento essas operadoras poderão receber novos clientes”, explica.

 Segundo a diretora, mais de 739 mil consumidores estão sendo protegidos com a medida de suspensão atual.

 Os beneficiários dos planos suspensos – um total de 739.242 – estão protegidos com esta medida e continuam a ter assistência regular até que as operadoras resolvam seus problemas para que possam receber novos beneficiários. 

 Das 14 operadoras que figuram neste ciclo, quatro já tinham planos suspensos no período anterior (4º trimestre de 2016) e 10 não constavam na última lista de suspensões. 

 A medida é preventiva e dura até a divulgação do próximo ciclo. Além de terem a comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 250 mil. 

 Veja a lista das operadoras suspensas:

Salutar Saúde Seguradora

Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima

Geap Autogestão em Saúde

Unimed - Norte/Nordeste - Federação Interfederativa das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico 

Caixa de Assistência à Saúde - Caberj

Associação Auxiliadora das Classes Laboriosas

Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil

Esmale Assistência Internacional de Saúde Ltda.

Operadora de Planos de Saúde Serra Imperial Ltda

Santa Rita Sistema de Saúde Ltda

Ecole Serviços Médicos Ltda

União Médica - Cooperativa de Trabalho Médico de Feira de Santanda

Caberj Integral Saúde S.A.

Caixa Seguradora Especializada em Saúde S/A

A lista com os tipos de planos suspensos pode ser encontrada no site da ANS. Paralelamente, seis operadoras poderão voltar a comercializar 30 produtos que estavam impedidos de serem vendidos. Isso acontece quando há comprovada melhoria no atendimento aos beneficiários. Das seis operadoras, três foram liberadas para voltar a comercializar todos os produtos que estavam suspensos e três tiveram reativação parcial.

 

Contato