Universidades públicas poderão cobrar por pós-graduação

Os cursos de mestrado e doutorado (stricto sensu) seguem gratuitos

Weruska Goeking

Publicidade

 SÃO PAULO – As universidades públicas poderão cobrar por cursos de pós-graduação de especialização (lato sensu), incluindo MBA, conforme decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) desta quarta-feira (26).

 A decisão é referente ao julgamento de recurso extraordinário da Universidade Federal de Goiás contra a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª região que julgou como inconstitucional a cobrança de mensalidade pela universidade no curso de especialização em direito constitucional.

 “Entendo que é preciso reconhecer que nem todas atividades potencialmente desempenhadas pelas universidades se referem exclusivamente ao ensino. A função desempenhada pelas universidades é muito mais ampla que as formas pelas quais elas obtêm financiamento. Assim o princípio da gratuidade não as obriga a perceber exclusivamente recursos públicos para atender sua missão institucional”, disse o ministro e relator Edson Fachin ao justificar seu voto favorável à cobrança.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 A cobrança de mensalidade em cursos de especialização de universidade públicas foi aprovada por nove dos 10 ministros presentes na sessão. Os cursos de mestrado e doutorado (stricto sensu) seguem gratuitos.