Em minhas-financas / consumo

Anvisa interdita produtos de 4 frigoríficos

Interdição envolve duas unidades da Peccin, uma da Transmeat e outra da Souza Ramos 

carne

 SÃO PAULO – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou nesta terça-feira (28) que interditou cautelarmente todos os produtos das empresas envolvidas no recall da Operação Carne Fraca para investigar possíveis adulterações no processamento de carnes e derivados. A interdição é preventiva e vale para os quatro frigoríficos envolvidos por 90 dias.

 Mais cedo, a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) determinou o recall de produtos do quarto frigorífico envolvido na investigação da Polícia Federal. O estabelecimento pertence à Peccin e está localizado em Jaraguá do Sul (SC).

 Segundo o Ministério da Agricultura, “o estabelecimento não detém controle dos processos relacionados a controle de matéria-prima, formulação e rastreabilidade de seus produtos”, o que é considerado indicativo de risco à saúde.

 Caso seja confirmado o risco à saúde e à segurança do consumidor e a empresa não inicie o recall, ou demore a iniciá-lo, podem ser aplicadas sanções, incluindo multa de até R$ 9 milhões. 

 É o segundo frigorífico da Peccin que recebe a determinação da Senacon de recolher seus produtos, os outros dois pertencem à Transmeat e à Souza Ramos. Em nota divulgada na sexta-feira (24), a Senacon informou que os frigoríficos tinham o prazo de cincos dias para realizar o recall e reembolsar os consumidores.

O Ministério da Justiça recomenda que os consumidores observem o selo SIF na embalagem de carne. Quando a identificação não for possível, o consumidor deve procurar o local de venda do produto para obter a informação do fabricante e checar se o item faz parte do recall e da interdição.

 Veja os selos SIF interditados:

Empresa Unidades com produtos interditados
Transmeat Logística Transportes e Serviços SIF 4644 - Balsa Nova (PR)
Frigorífico Souza Ramos SIF 4040 - Colombo (PR)
Peccin Agro Industrial SIF 2155 - Curitiba (PR) e SIF 825 - Jaraguá do Sul (SC)

 

Contato