Morando fora: saiba quais cidades oferecem incentivos para imigrantes

O sócio-fundador da consultoria internacional Hayman-Woodward, Leonardo Freitas, deu exemplos de algumas delas

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Morar fora do Brasil é um desejo comum a muitos brasileiros: uma pesquisa de 2015 realizada pela Catho aponta que 8 em cada 10 brasileiros aceitariam uma vaga de emprego em outro país.

Para que isso seja possível, entretanto, é preciso passar por um critério de escolha de qual será o novo destino. Um fator que deve ser levado em conta são os incentivos que as cidades oferecem – ou não – para imigrantes, como isenção de impostos, e que fazem com que o brasileiro gaste menos para morar no país.

Para os que desejam deixar o Brasil em busca de outras oportunidades, o sócio-fundador da consultoria internacional Hayman-Woodward, Leonardo Freitas, deu exemplos de algumas cidades que oferecem incentivos:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1. Singapura
Leonardo explicou que existem incentivos na obtenção de residência e isenção de alguns tributos para profissionais que trabalhem no mercado financeiro. “Isso porque existe o desejo de transformar a cidade em um centro comercial de livre comércio, principalmente na área de mercado de commodity”, disse.

Ele acrescenta que obter o visto de residência permanente pode demorar, mas o visto de trabalho pode ser renovado a cada dois anos e brasileiros podem consegui-lo apenas com ofertas de emprego na cidade.

2. Miami e Nova York, Estados Unidos
Em Miami, existem vantagens para profissionais que tenham qualificação de alto nível e, principalmente, para quem deseja abrir um novo negócio na cidade. “Existem incentivos fiscais ou até isenção fiscal em setores de indústria manufatureira, para pessoas que estão montando uma fábrica”, explicou Leonardo. “No caso da Flórida, quem abre indústrias, fábricas, hotéis e restaurantes tem isenção fiscal. Existe Incentivo não só do governo federal, mas também do estadual”, finalizou.

Continua depois da publicidade

Para obter o green card, visto de residência permanente, o consultor explicou que existem dois caminhos: o da experiência acadêmica ou de negócios. No total, são cinco categorias de visto para estrangeiros que variam conforme o objetivo da pessoa no país. “Para tirar o green card através da empresa ou negócio, existem alguns requisitos que precisam ser cumpridos”, disse.

Segundo Leonardo, Miami e Nova York são as cidades que apresentam mais oportunidades para estrangeiros.

3. Londres, Inglaterra
Leonardo explicou que, após o Brexit, existem incentivos para os estrangeiros que desejam investir na área de turismo, lazer e restaurantes. “A cidade está um pouco carente desses negócios”, disse.

Para profissionais da área financeira, que forem transferidos a trabalho, o visto pode ser obtido mais rápido.

4. Tóquio, Japão
“Tendo um convite para trabalhar em uma empresa japonesa, principalmente ligada à indústria de tecnologia, os estrangeiros conseguem isenção fiscal de alguns impostos”, disse Leonardo. Para profissionais que decidam migrar por conta própria, o processo é mais complicado e não existem tantos incentivos.

5. Frankfurt, Alemanha
Estrangeiros que tenham interesse na área acadêmica, principalmente nas áreas de medicina, indústria farmacêutica e biomedicina, existem também incentivos fiscais – e a possibilidade inclusive de obter o visto de residência permanente, o Golden visa.