Em minhas-financas / consumo

Em meio a discussões sobre internet fixa, site da Anatel sofre instabilidade

Desde o dia 20, usuários passam por problemas para acessar determinadas áreas do site, incluindo a de reclamações

Anatel
(Sinclair Maia/Anatel)

SÃO PAULO – Em meio à indignação de milhares de usuários com o posicionamento da Anatel a respeito de franquias de internet fixa, o site da entidade passa por instabilidades desde a noite do dia 20, última quarta-feira.

Entre as áreas afetadas está a parte que serviria para reclamações de usuários, neste link, que a reportagem não conseguiu acessar em nenhuma tentativa desde a manhã dessa sexta.

Segundo um usuário da lista de discussões [caiu], o problema pode vir de um ataque hacker, já que constam acessos de IPs de fora do país, “provavelmente alguma botnet contratada para isso”. O usuário que publicou a denúncia completa ainda que, “a coisa é a nível mundial, possivelmente devido ao pronunciamento do João Rezende, como todos vocês sabem”

João Rezende é o presidente da Agência, que nesta semana reafirmou o posicionamento da Anatel como favorável a pacotes limitados de internet fixa pelas operadoras. A fala de Rezende, na segunda-feira, de que a era da internet ilimitada acabou, gerou ainda mais revolta entre consumidores e críticos, que afirmam que limitar o acesso à banda larga fixa é uma medida que fere o Marco Civil da Internet.

Na última terça-feira, somando-se a protestos e petições contra operadoras e a própria Anatel, o Avaaz lançou uma petição pedindo o afastamento do próprio presidente, a qual já tem quase 60.000 assinaturas.

Frutos

Na quarta-feira, o ministro das Comunicações lançou um termo de compromisso, a ser assinado por todas as operadoras, com a intenção de acabar, em até 15 dias, com a polêmica envolvendo a internet fixa.

Em seguida a essa medida, a Vivo, operadora que estava no centro das críticas por defender ferrenhamente o corte de acesso em caso de limites extrapolados, voltou atrás e decidiu que oferecerá tanto pacotes ilimitados por contrato quanto o modelo de franquias.

 

Contato