Em minhas-financas / consumo

Limite de internet fixa da Vivo também será aplicado à fibra óptica

Vivo, Net e Oi já anunciaram que os pacotes de franquia em internet fixa serão aplicados aos clientes

sede da Telefônica/Vivo em SP
(Divulgação)

SÃO PAULO – No último domingo, a Vivo anunciou que também aplicará limites de franquia para sua internet fixa por fibra óptica. Até então, sabia-se apenas que o tráfego seria limitado para planos DSL, o que já estava sendo aplicado a novos usuários desde fevereiro.

A medida, temida pelos assinantes, foi anunciada mesmo antes da conclusão da fusão com a GVT.

De acordo com o site da companhia, planos de até 50 Mbps terão a navegação cortada depois do término do limite, a não ser que se aplique a redução de velocidade promocionalmente. Já para planos mais rápidos, a partir de 100 Mbps, não há menção de promoções: após uso total da franquia, haverá o bloqueio até o próximo mês. 

A franquia para o primeiro plano é de 120 GB e a mais cara tem limite de 300 GB, segundo os dados do site. Para se ter uma ideia, um episódio de 20 minutos visto pela Netflix consome cerca de 1,1 GB de internet. 

A medida, que foi vista pela Anatel como algo benéfico para o setor por beneficiar quem usa menos internet, também está sendo adotada pela Oi e pela Net. Entretanto, nenhuma das duas, até então, corta o acesso à internet, prevendo apenas a diminuição de velocidade após o fim do pacote até o mês seguinte.

Em contato com o InfoMoney, a Oi enviou seu posicionamento oficial:

“A Oi informa que atualmente não pratica redução de velocidade ou interrupção da navegação após o fim da franquia de dados de seus clientes de banda larga fixa. O serviço de banda larga da Oi possui um limite de consumo de dados mensal, proporcional à velocidade contratada e informado no regulamento da oferta.”

 

Contato