Em minhas-financas / consumo

86% dos consumidores vão presentear no Dia das Mães

Itens de uso pessoal como vestuário e cosméticos são as opções de presentes para maioria dos entrevistados

SÃO PAULO – A maioria dos consumidores (86%) planeja comprar presentes para o Dia das Mães, e 75% pretendem gastar mais ou o mesmo valor do ano passado com o presente neste ano, segundo uma pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Quanto aos presentes, cresceu este ano a tendência de comprar objetos de uso pessoal, como vestuário, calçados e cosméticos: 73% pretendem presentear com esses itens, em comparação a 58% em 2013.

Entretenimento é outro item que aparece em alta, em 2014, nas intenções de presente para o Dia das Mães. Já opções como almoço ou jantar fora, viagens e passeios, aparecem principalmente entre os consumidores da classe A (57%) e B (40%).

No entanto, não são só as mães que vão ser homenageadas este ano: 28% dos entrevistados vão comprar presentes também para sogras, enquanto 17% presentearão avós e 15%, esposas. Perguntadas se comprariam presente para si mesmas, 69% das mulheres participantes da pesquisa responderam que sim.

Gastos
Mais da metade dos consumidores (57%) informou que vai gastar até R$ 200 com todos os presentes que pretendem comprar neste Dia das Mães, e o percentual é maior na classe E (77%), seguido por classe D (62%). Um terço (27%) gastará entre R$ 201 a R$ 600 e apenas 16% gastarão valores superiores a R$ 600.

Quanto às formas de pagamento, 62% responderam que irão pagar o presente do Dia das Mães à vista, enquanto 43% utilizarão dinheiro e 33% cartão de débito. Ou seja, a maioria não pretende contrair dívidas ou financiamentos, principalmente nas classes C (75%), D (80%) e E (82%).

Já outros 38% dos consumidores irão parcelar o valor total gasto, sendo que destes 82% utilizarão o cartão de crédito como forma de pagamento, com maior incidência entre a classe B (100%), E (96%), D (93%), E (93%) e A (88%).

 

Contato