Em minhas-financas / consumo

Veja o prejuízo que as brincadeiras com 1º de abril geraram em 2013

Piadas corporativas, como Youtube e Google, mais confundiram do que entreteram no ano passado

escritório do Google em Toronto
(Mark Blinch/Reuters)

SÃO PAULO -  Não só as pessoas físicas participam das brincadeiras típicas de 1º de abril, empresas usam cada vez mais a data para gerar publicidade. Entretanto, especialistas garantem que muitas subestimam o risco e os custos da piada virar uma dor de cabeça.

Brincadeiras exageradas  no Dia da Mentira, geraram perdas estimadas em US$ 4,3 milhões em 2013, devido à queda de produtividade, desperdício de recursos e gastos com serviços de emergência, segundo o cálculo parte do relatório No laughing matter: April Fools’ Day divulgado pela Allianz Pre-Risk Mitigation (APM).

O relatório demonstrou que as ações de 1º e abril afetam a produtividade da empresa, pois os funcionários gastam tempo para responder as comercializações de ofertas ou reportagens que são, na verdade, pegadinhas.

Outro lado negativo das brincadeiras é o uso dos serviços de emergência. Nos Estados Unidos, mais de 840 chamadas de emergência foram diretamente atribuídas às chamadas de “brincadeiras que deram errado”.

A pesquisa também avaliou sinistros de seguros em todo o mundo em 1º de abril e outras datas que carregam o mesmo sentido, ao redor do mundo. O relatório apontou um aumento considerável de sinistro dos seguros gerais associados a 1º de abril na última década. A maioria dos pedidos de indenização ocorreu nos EUA e no Reino Unido, entretanto houve aumento também na Austrália, Canadá, França, Hong Kong, e na Sérvia e Montenegro.

Passaram do limite

Piadas corporativas, como o anúncio do YouTube, no ano passado, que iria fechar por dez anos, ou lançamento do Google de mapas de tesouros perdidos, mais frequentemente causam confusão do que entretenimento. “Se a escolha da empresa é brincar, melhor ter em mente que é muito difícil que pegadinhas terminem somente com sorrisos irônicos no rosto”, alerta Rainer zu Fall, porta-voz sênior da APM.

Além de não saírem como o esperado, pegadinhas exageradas podem causar pânico. Em 2013, um incidente causou um grande prejuízo na Flórida, EUA, quando dois apresentadores disseram aos ouvintes que "monóxido de dihidrogênio" saía das torneiras na área de Cape Coral. Os moradores não associaram o anúncio a uma brincadeira com a simples fórmula química da água. Os serviços de utilidade pública locais foram forçados a emitir um comunicado oficial e o programa foi suspenso e enfrentou acusações criminais.

Em Schildbürger, na Alemanha, um gerente fez uma brincadeira com outro envolvendo uma dançarina do ventre turca, um balão em forma de tubarão cheio de hidrogênio, e um bolo de aniversário iluminado, que resultou em um incêndio, cujo prejuízo foi de mais de US$ 137 mil ao escritório e a uma fábrica vizinha. Duas pessoas foram hospitalizadas por causa da inalação de fumaça.

 

Contato