Em minhas-financas / consumo

Preço da TV paga no Brasil está abaixo da média mundial

Já entre 49 países, o valor pago pelos serviços é o 16º mais caro

TV
(ThinkStock)

SÃO PAULO - O valor médio pago por canal privado no Brasil está abaixo do preço médio mundial. O preço médio da TV por assinatura no País é 57 centavos de dólar por canal, o que o coloca, contudo, em 16º lugar no ranking de preços entre 49 países.

As informações são do estudo de preços de TV por Assinatura, realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e encomendado ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura).

A comparação teve como base o preço médio de um canal pago de televisão por assinatura, a partir da diferença de preços entre os pacotes básico e básico estendido, dividida pela diferença do número de canais entre estes dois pacotes.

A análise apontou que o preço médio dos pacotes básico e básico estendido é de 23,25 dólares no Brasil, o que coloca o país na 27ª posição mundial. O preço médio entre os 49 países pesquisados é de 27,43 dólares.

De acordo com o estudo, o preço da televisão por assinatura no Brasil está alinhado com a realidade internacional, mesmo não sendo um setor com regulação tarifária. “Isso é efeito de uma concorrência saudável neste mercado, que tem servido para disciplinar o preço ao consumidor final.”

A pesquisa ainda analisa que, a estabilidade dos preços relativamente inferiores a muitos países, é um dos motivos que explicam o crescimento no número de clientes de TV paga no Brasil, relacionado ao aumento da renda da população brasileira.

 

Contato