Conteúdo editorial apoiado por

Consumidor poderá consultar na conta ‘gov.br’ seguros em seu nome; veja como será

Veja quais tipos de seguros poderão ser consultados, a partir da próxima segunda (13), em ferramenta automatizada

Gilmara Santos

Publicidade

A partir da próxima segunda-feira (13), os consumidores poderão consultar pela internet os seguros contratado em seu nome. O Sistema de Consulta de Seguros é uma ferramenta que será disponibilizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e permitirá que todos os brasileiros, por meio de sua conta ‘gov.br’, consigam pesquisar os seguros contratados.

A estimativa é que, na primeira etapa de funcionamento da ferramenta, cerca de 800 milhões de apólices sejam consultadas. Estão incluídas nesta fase a consulta de:

O superintendente da autarquia, Alessandro Octaviani, explica que o novo sistema trará 3 benefícios:

Continua depois da publicidade

  1. o segurado poderá acompanhar todos os seguros que tem no mercado, o que possibilita gerenciar suas relações econômicas e os seus dados;
  2. o ente fiscalizador conseguirá ter mais informações dos segurados sobre os produtos que estão em seu nome;
  3. os seguradores ficam mais protegidos em um mercado no qual a fiscalização é mais correta e eficaz.

“Hoje, existe no mercado contratações que, eventualmente, o segurado não soube que houve essa contratação. O novo sistema permite clareza sobre toda a situação dos nossos seguros. Na outra ponta, tem quem acredita que contratou seguro com seguradora autorizada pela Susep e não está. O principal benefício é saber o que compõe parte da vida financeira e ter acesso de maneira muito fácil para as suas decisões econômicas”, diz Octaviani.

Para o representante da Susep, o novo sistema identifica se todas as apólices se encontram devidamente registradas e, principalmente, se todos os seguros que constam no nome do consumidor foram voluntariamente e conscientemente contratados por ele.

O sistema servirá, ainda, como ferramenta de supervisão pela Susep. Vale lembrar que a autarquia já teve inúmeras denúncias de seguros contratados sem o conhecimento do consumidor, como, por exemplo, nos casos de venda casada, e que, a partir de agora, poderão ser facilmente identificados de forma automatizada no site do órgão.

Continua depois da publicidade

Veja também:

Gilmara Santos

Jornalista especializada em economia e negócios. Foi editora de legislação da Gazeta Mercantil e de Economia do Diário do Grande ABC.