EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em minhas-financas / consorcios

Consórcio de veículos leves cresce 17% em sete meses

Nos últimos cinco anos, o total de participantes nesse segmento aumentou 116,7%

Consórcio ou financiamento
(InfoMoney)

SÃO PAULO - No setor de veículos leves, que inclui automóveis, camionetes e utilitários foram comercializadas esse ano 551,5 mil novas cotas, 17,6% superior as 469 mil registradas no mesmo período do ano passado. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac), o número de participantes ativos também aumentou, passando de 2,76 milhões para 3,12 milhões, alta de 13%.

A alta dos juros e o crédito mais escasso são alguns dos pontos chaves que explicam esse aumento. No consórcio não é preciso pagar juros, apenas uma taxa de administração e algumas empresas cobram ainda um fundo de reserva para cobrir possíveis perdas. Já no financiamento, o valor pago pode chegar ao dobro do preço inicial, principalmente com a alta da Selic. A única vantagem acaba sendo a possibilidade de ter seu veículo em mãos em um curto espaço de tempo. Mas se você pode esperar um pouco mais, o consórcio é a melhor opção.

E não é de hoje que o consórcio de carros vem ganhando espaço no país. Desde 2010, o total de participantes em veículos leves aumentou 116,7%. E mesmo em um momento de crise, quando as pessoas ficam mais cautelosas na hora de comprar um bem, o consórcio continua crescendo enquanto o financiamento não para de cair.

De janeiro a agosto, o número de veículos financiados foi 11,6% menor do que no mesmo período do ano anterior, aponta pesquisa realizada pela Cetip. O levantamento registrou ainda uma queda de 7,1% em agosto em comparação a julho deste ano, e um recuo de 15,6% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Como funciona

No consórcio é criado um grupo onde todos os integrantes realizam contribuições mensais por um período predeterminado – 80 meses, por exemplo. A cada 30 dias, um ou mais deles são contemplados. As contribuições ao grupo continuarão a ser realizadas até que todos recebam a carta de crédito que será usada para a aquisição do bem. No primeiro semestre desse ano, 305 mil pessoas foram contempladas, de acordo com a Abac.

Existem duas formas de ser contemplado no sistema de consórcios. A primeira é por meio de um sorteio realizado mensalmente. A outra opção é apresentar um lance que corresponde a um percentual do valor do bem desejado. Para entender melhor, quem opta por dar um lance em uma assembleia mensal, está, na verdade, antecipando prestações. Assim, vence a disputa quem puder antecipar o maior número de prestações possível. Suponha que você aceite quitar 50% da dívida, e ninguém esteja disposto a dar um lance maior, você será contemplado com a carta de crédito.

Contato