EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em minhas-financas / consorcios

Venda de consórcios para veículos cresce quase 80% em 5 anos, diz Abac

No período, a cada sete automóveis um foi comercializado pelo consórcio

Soluções financeiras | Consórcio de CMC
(Divulgação)

SÃO PAULO - As contemplações do setor de veículos leves, que incluem automóveis, utilitários e camionetas, apresentaram crescimento de 76,9% entre os anos de 2009 e 2013, saltando de 7,8% para 13,8%.

De acordo com recente levantamento feito pela assessoria econômica da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio), baseado em dados disponibilizados pelo Banco Central do Brasil, a cada sete automóveis um foi comercializado pelo consórcio.

Por estado, as participações dos consórcios atingiram em 2013 até 85,5% nas vendas de motocicletas, 51,2% nos caminhões e 23,7% nos veículos leves.

Para Paulo Roberto Rossi, o ano 2013 foi positivo para o setor principalmente por seu comportamento frente às finanças pessoais.  Ele afirma que o resultado reflete a avaliação do consumidor antes de comprar um veículo sobre a real necessidade imediata ou não do bem.

Segundo ele, o consumidor tem pensado ainda no seu futuro sem endividamentos excessivos, "focando a realização dos sonhos de consumo ou formação ou ampliação patrimonial pessoal, familiar ou empresarial de forma consciente. Por isso, em muitas oportunidades tem optado pelo consórcio", afirma o presidente da associação.

Contato