Em minhas-financas / consorcios

Número de participantes de consórcios bate recorde ao ultrapassar os 5,63 milhões

De acordo com o levantamento, o número é praticamente o dobro do verificado em 2000

Soluções financeiras | Consórcio de Imóveis
(Divulgação)

SÃO PAULO – O número de participantes ativos no sistema de consórcios bateu recorde em outubro ao ultrapassar os 5,63 milhões, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira (4) pela Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

De acordo com o levantamento, o número é praticamente o dobro do verificado em 2000, quando somou 2,81 milhões de consorciados, sendo que o crescimento do setor foi puxado, principalmente, pelo consórcio de veículos automotores, com participação de 86,8%.

Em seguida, aparecem os consórcios de imóveis, eletroeletrônicos e outros bens duráveis, além de serviços, que responderam por 12,3%, 0,6% e 0,3% do setor, respectivamente.

Cotas e contemplações
No que diz respeito aos números de novas cotas e contemplações, os consórcios também apresentaram expansão entre janeiro e outubro deste ano. No primeiro caso, nos primeiros dez meses do ano, as novas adesões somaram 2,09 milhões, enquanto em igual período do ano passado, este número era de 2,08 milhões.

Já as contemplações apresentaram aumento de 3% no período analisado, ao passar de 1,01 milhão, entre janeiro e outubro de 2012, para 1,04% em igual intervalo deste ano, um acréscimo de 3%.

Na opinião do presidente executivo da Abac, Paulo Roberto Rossi, os consórcios têm se confirmado como uma alternativa importante para os consumidores em suas compras de bens ou em contratações de serviços.

“A cada dia que passa, observamos os consórcios mais e mais consolidados. Entre os veículos leves, o aumento médio da presença nas vendas realizadas no mercado interno foi de 9,5% nos acumulados de janeiro a outubro deste ano sobre o anterior, chegando a 13,8% contra 12,6%. No setor motociclístico, o crescimento foi de 3,7%, ficando em 45% contra 43,4% (...)O brasileiro ao optar pelo consórcio, estará agindo com inteligência e sabedoria visando realizar seus objetivos pessoais, familiares ou empresariais, inclusive o de formação e ampliação patrimoniais, de forma simples e com baixo custo”, explica Rossi.

 

Contato