EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em minhas-financas / consorcios

Consórcio cresce 10,5% em setembro e bate novo recorde

Setor de eletroeletrônicos e outros bens móveis foi o que apresentou maior alta no número de consórcios

Soluções financeiras | Consórcio de Imóveis
(Divulgação)

SÃO PAULO – O sistema de consórcios cresceu 10,5% no mês de setembro, ante ao mesmo período do ano passado. De acordo com o levantamento da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), o sistema bateu um novo recorde no total de participantes ativos nos últimos 10 anos: 5,60 milhões.

Segundo o presidente da Associação, Paulo Roberto Rossi, os consórcios estão cada vez mais fortes e mais consolidados junto aos brasileiros. “O novo recorde de consorciados alcançado significa uma consciência maior do consumidor para a compra de bens e contratação de serviços. A inteligência na opção pelo mecanismo entre vários disponíveis no meio financeiro indica que, para realizar sonhos de consumo ou de formação e ampliação patrimoniais, o consórcio é a forma mais simples e de menor custo.”

Setores
O setor de eletroeletrônicos e outros bens móveis foi o que apresentou maior alta no número de consórcios no período, com um acréscimo de 33,9%. A maior procura foi dos produtos da linha branca (geladeira, máquina de lavar, fogão e micro-ondas) com 33,5%. Já a linha marrom (televisores, aparelhos de som e DVD players), junto com notebooks e computadores, somou 30,9% dos consórcios.

O setor de veículos leves teve uma alta de 25,7% nos consórcios, com um aumento de 4,7% do tíquete médio, passando do R$ 40,7 mil em setembro de 2012, para R$ 42,6 mil no nono mês de 2013.

Apesar de ter crescido 11,5%, os consórcios de serviços não têm evoluído positivamente. Segundo o relatório da ABAC, o consumidor está procurando reduzir o endividamento e está mais atento para o comportamento da inflação.

Já os imóveis foram os que tiverem a menor alta no período: 4%, sendo que o setor está passando por um momento de recuperação, com oscilações mensais nas vendas de novas cotas. Além disso, o tíquete médio se manteve estável em relação ao ano passado. 

Contato