EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em minhas-financas / consorcios

Na hora de entrar em um consórcio, fique atento a algumas regras

A Abac recomenda aos consumidores descartar quaisquer negociações e promessas verbais

Consumidor
(ThinkStock)

SÃO PAULO - Como em qualquer financiamento, o consumidor que pretende entrar em um consórcio deve ficar atento às regras, que devem estar devidamente estabelecidas em contrato. De acordo com a Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), o primeiro item com o qual o consumidor deve atentar é com o documento.

Para começar, a Associação recomenda que o consumidor não considere qualquer promessa ou negociação verbal. Tudo deve estar escrito e contemplado em contrato. O documento é a sua garantia de que as regras serão cumpridas.

Mas, antes de assiná-lo, leia todas as cláusulas com atenção e esclareça quaisquer dúvidas que tiver. Nesses casos, contate a administradora de consórcios. A Abac também pode ser contatada.

Fique atento às cláusulas
A Abac pede ao consumidor para que verifique se tudo o que foi prometido, em propaganda, consta no contrato.

Ao ler o documento, preste atenção no crédito indicado, prazo de duração do grupo, percentual de contribuições, despesas que serão cobradas, tipos de seguro que serão exigidos e as garantias que serão exigidas quando você for contemplado.

Verifique a descrição do processo, desde como se processará a contemplação a como optar por um crédito de menor ou maior valor. Atente-se, também, a forma de antecipação do pagamento das prestações.

Contato