Entenda a redução dos juros do cartão proposta pelo governo Temer

Mais da metade dos juros serão reduzidos, de acordo com o presidente

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O Governo de Michel Temer pretende cortar mais da metade dos juros do cartão de crédito. O presidente discursou sobre medidas econômicas na manha desta quinta-feira, quando falou também sobre saque de FGTS, efeitos da reforma da Previdência Social e mudanças nas leis trabalhistas. 

Na quarta-feira, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, havia dito que seriam analisados esses juros para viabilizar que o repasse de pagamentos de emissoras de cartão a lojistas não fosse reduzido para dois dias, ante 30, medida que empresas menores de cartões vêm temendo desde o final da semana passada. 

“O crédito rotativo tem uma taxa excessivamente elevada hoje. Em primeiro lugar, estamos tomando uma série de medidas visando que o cartão de crédito possa oferecer no rotativo um prazo máximo do rotativo, porque hoje há um incentivo para que o consumidor use por muito mais tempo”, disse Meirelles no café da manhã desta quinta. A taxa de juros, de acordo com ele, cairá para menos da metade do custo atual à vista. No parcelado, o custo deve ser ainda menor. 

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com ele, a possibilidade de pagar o rotativo beneficia o consumidor e amplia a capacidade de consumo. Os bancos, disse, estão cobrando as taxas de juros que julgam adequadas, mas o governo quer que os custos para o consumidor sejam menores. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney