Cartão de crédito: 5 motivos para você usar o mínimo possível

Além dos problemas financeiros, pode acontecer clonagem do cartão, fraudes e até cobranças indevidas

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Entre educadores financeiros, a opinião sobre o cartão de crédito é unânime: ele é uma ameada pro bom planejamento financeiro e, caso errado da maneira errada, pode causar dívidas grandes.

Para Fabricio Costa, diretor da empresa Equals, não é diferente: além de problemas como clonagem de cartão, cobranças indevidas e outros que podem ocorrer com o cartão, ele também reforça o cuidado que se deve ter ao usar um cartão. “Uma vez que a pessoa passa a usar um cartão de crédito, não leva muito tempo até que ela passe a ter outros”, explicou.

O executivo também comentou sobre os principais problemas que grande parte dos usuários do cartão de crédito enfrentam – e por que é importante controlar ao máximo o uso. Confira:

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1. Muitas faturas
“Quando se tem muitos cartões de crédito, é preciso determinar uma data de vencimento para cada um de maneira que seja possível pagá-las em dia. É preciso ter atenção redobrada pra isso”, explicou o executivo.

Ele também ressaltou que é importante analisar cada fatura com cuidado, para que nenhuma cobrança indevida ou fraude passe despercebida.

2. Mais trabalho na gestão das despesas
As pequenas despesas do dia a dia acabam custando caro – e, quando feitas no cartão de crédito, só são sentidas após 30 dias. O conselho de Fabricio é evitar que pequenos gastos sejam feitos no crédito: “um café, lanche ou almoço em um restaurante mais em conta pode ser pago no débito, assim é mais fácil controlar o orçamento”, explicou.

Continua depois da publicidade

3. Compras parceladas
“Parcelas de uma mesma compra exigem disciplina do usuário do cartão, principalmente porque, se esquecer que elas serão cobradas, fica mais fácil estourar o orçamento do mês”, explicou.

Fazer uma tabela ou utilizar um aplicativo que liste seus gastos é importante, segundo o executivo, para controlar o cartão quando estiver pagando parcelas.

4. Andar com todos os cartões na carteira
O ideal seria que cada cartão de crédito tivesse uma finalidade, principalmente por causa da diferença de limite e data de vencimento entre eles. O conselho de Fabricio é não andar com todos os cartões na carteira para evitar confundir seus usos.

5. Confusão entre crédito e renda
“Muitas pessoas confundem o limite do cartão de crédito com a geração de renda e isso é errado. A renda é o que é recebido todo o mês e o crédito algo que você, na teoria, não tem”, explicou o diretor.

Por isso, não se pode levar em conta, todo o mês, o limite do cartão de crédito como renda.