Os preços dos produtos estão altos? A culpa é do uso excessivo do cartão de crédito, diz BC

Em 2014, a soma do valor das transações com cartões de débito e cartões de crédito em parcela única foram equivalentes a 14% dos saques efetuados nas instituições financeiras

Estadão Conteúdo

Publicidade

O uso excessivo de cartão de crédito pelos brasileiros tem impactando o preço dos produtos no País. O alerta é do Banco Central (BC), que identificou uma “sobreutilização” dos cartões de crédito no Brasil, incentivada, principalmente, pelos benefícios ofertados pelas empresas que administram os cartões – entre eles, as milhas de viagens aéreas.

Relatório anual divulgado pelo BC nesta quinta-feira, 11, destaca que a falta de transparência do custo desse instrumento também acaba, indiretamente, afetando o preço dos bens.

As transações não presenciais já representam 17% do total do faturamento com cartões de crédito. As transações com uso de chip do cartão alcançaram 77% em 2014. Já as operações capturadas com a leitura da tarja magnética dos cartões caiu de 14% para 5% no ano passado. O BC vê nesse movimento do mercado um avanço em segurança, já que as transações presenciais baseadas no acesso ao chip são mais seguras.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em 2014, a soma do valor das transações com cartões de débito e cartões de crédito (considerando-se apenas as compras em parcela única) foram equivalentes a 14% dos saques efetuados nas instituições financeiras. Para o BC, esse cenário demonstra que ainda há bastante espaço para que os pagamentos eletrônicos absorvam os pagamentos realizados em espécie, como nos pagamentos de salários.

Cheque

Os brasileiros estão cada vez usando menos o cheque para pagar as suas compras. De acordo com o BC, o uso do cheque teve queda de 10% em 2014, principalmente para transações de baixo valor, resultando em aumento de 8% no valor médio por cheque.

Continua depois da publicidade

No relatório, o BC lamenta que o mercado ainda não tenha sido capaz de atender a um pedido seu para a criação de um instrumento eletrônico de pagamento para substituir a utilização dos cheques em transações de alto valor. Sem dar uma data específica, a autoridade monetária disse que espera, em breve, que a liquidação final entre os bancos de todos os cheques, independentemente do valor, ocorra no dia seguinte ao do depósito na instituição bancária.

O Banco Central ainda explicou, a título de comparação, que o valor do cartão de débito só é depositado para o recebedor em dois dias seguintes e o cartão de crédito, em 30 dias seguintes ao seu uso.