Número de brasileiros que parcelam compras de alimentos cresceu 57%

Segundo pesquisa da Fecomércio-RJ, 11% dos brasileiros compraram alimentos parcelados no primeiro trimestre

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – Com o aumento dos preço dos alimentos nos últimos meses, alguns brasileiros optaram por comprar alimentos parcelados. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ e pela Ipsos revelou no primeiro trimestre deste ano, 11% dos brasileiros estavam pagando parcelamento de compra de alimentos. No mesmo período do ano passado, o indicador era de 7%, ou seja, um crescimento de 57%.

Além de alimentos, os brasileiros estão pagando parcelamento de artigos de vestuário (28%), de eletrodomésticos (28%), aparelhos eletrônicos (17%) e de móveis (15%). Outros 8% estão pagando o parcelamento de dívidas, 6% para reforma da casa e 4% para comprar imóvel.

Tipo de parcelamento
O estudo analisou ainda o tipo de parcelamento dos brasileiros. A maioria (55%) apontou o carnê e 39% disseram que é o cartão de crédito. Já 7% declararam que o parcelamento é de empréstimo bancário, 6% em empréstimo de financeira, 3% habitacional e 2% crédito consignado.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre os entrevistados, 87% não têm nenhuma parcela atrasada, contra 13% que têm.

Futuro
Depois de pagar o parcelamento, 32% dos brasileiros disseram que sobrará dinheiro. Com isso, 25% informaram que pretendem poupar para gastar no futuro, 23% irão gastar com alimentação, 19% pouparão em caso de necessidade e 9% gastarão com lazer.