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Itaú anuncia compra 50% das ações da Credicard detidas pelo Unibanco

A estrutura acionária da empresa será mantida: Unibanco, Citigroup e Itaú ficam 31,94% cada um e a MasterCard com 4,17% do capital

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SÃO PAULO - O Unibanco, Uniao de Bancos Brasileiros, e a Unibanco Holdings S.A. comunicam ao mercado que esta em andamento reestruturacao societaria do Credicard Banco S.A. ("CREDICARD") e da Orbitall Servicos e Processamento de Informacoes Comerciais Ltda. ("ORBITALL").

No ambito da referida reestruturacao, a Itaucard Financeira S.A. - Credito, Financiamento e Investimento ("ITAUCARD") passou a deter 50% da participacao indireta de 1/3 do capital social da CREDICARD detida pelo UNIBANCO.

Sujeito a implementacao de determinadas condicoes acordadas entre os socios da CREDICARD e ORBITALL e a obtencao das aprovacoes das autoridades competentes, o UNIBANCO devera tambem transferir ao Citigroup sua participacao societaria indireta remanescente no CREDICARD, assim como vender ao ITAUCARD a sua participacao de 1/3 no capital social da ORBITALL, empresa que atua no processamento de cartoes de credito.

A estrutura acionaria da Redecard S.A. sera mantida. Os socios Unibanco, Citigroup e Itau detem participacoes acionarias de 31,94% cada um e a MasterCard detem participacao de 4,17% no capital da empresa. A Redecard e responsavel pela captura e transmissao de transacoes dos cartoes de credito e debito das bandeiras MasterCard , Mastercard Maestro , RedeShop , MasterCard ElectronicTM, Maestro e Diners Club International . O patrimonio liquido total da Redecard era de R$ 50,9 milhoes em 30 de setembro de 2004, equivalente a investimento no UNIBANC O de R$ 16,3 milhoes, e suas operacoes produziram para o UNIBANCO resultado liquido de R$ 65,8 milhoes nos nove primeiros meses de 2004.

A reestruturacao societaria acima, uma vez concretizada, representara para o UNIBANCO lucro nao operacional, antes de efeitos tributarios, de aproximadamente R$ 1,4 bilhao, que sera substancialmente utilizado na amortizacao dos saldos de agios oriundos de empresas adquiridas.

Desde 1995, com a aquisicao do Cartao Nacional, o UNIBANCO detem a auto-suficiencia no processamento de cartoes e investiu fortemente para atingir tecnologia de ponta neste mercado. A recente aquisicao da HiperCard, detentora de um portfolio de mais de 2,6 milhoes de cartoes, demonstra o foco do Unibanco no negocio de cartoes de credito no Brasil.

A base de cartoes de credito do UNIBANCO, ja excluindo sua participacao na base de cartoes da CREDICARD, e de 7,5 milhoes, composta pela Unicard, HiperCard e Fininvest. O volume total de cartoes de credito no mercado brasileiro, de acordo com dados da ABECS (Associacao Brasileira das Empresas de Cartoes de Credito e Servicos) para o mes de setembro de 2004, e de 51,1 milhoes de cartoes de credito, conferindo ao UNIBANCO participacao no mercado de 14,7%.

O UNIBANCO detem a lideranca no mercado de cartoes private label. Possui hoje uma base de 9,5 milhoes de cartoes, que, aliada as bases de clientes da PontoCred (Ponto Frio, com 10 milhoes de clientes) e LuizaCred (Magazine Luiza, com 5,5 milhoes de clientes) e as parcerias com os grupos Sonae, Martins (Tricard), Lojas Americanas (LASA) e Bompreco/Wal-Mart, representa a garantia de continua expansao nesse mercado.

O Unibanco mantera o mercado informado sobre o andamento das operacoes ate a sua concretizacao.

 

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