As categorias de carros que mais e menos desvalorizam no Brasil

SUVs de luxo lideram ranking que mais desvalorizam e hatchbacks são os que menos perdem valor   

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Em qualquer compra de carro, é importante lembrar dos custos básicos, como combustível, IPVA, seguro, manutenção.  

A empresa de avaliação automotiva Kelley Blue Book (KBB) elaborou um estudo, a pedido do InfoMoney, que mostra quais categorias de carros no Brasil mais desvalorizam em um ano de uso. 

Para indicar comportamento por segmento foi levada em consideração a média de vendas de todos os carros de cada categoria no país em 2018 – e não um modelo específico.  

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, é importante ressaltar que as definições de segmentos na base de dados da KBB não necessariamente seguem a mesma lógica com que o mercado está acostumado para categorizar os automóveis e comerciais leves – da Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave), por exemplo.

Considerando uma média geral, a desvalorização das categorias no Brasil foi de -7,8% ao ano em 2018. A média considera todas as versões dos modelos contidos em cada segmento.

Comprar um carro não faz sentido? Invista esse dinheiro e realize outros sonhos. Abra uma conta na XP – é de graça. 

Continua depois da publicidade

Além disso, o estudo mostra que, em geral, quanto mais compacto e mais barato o modelo, menor é sua taxa de desvalorização.

Por exemplo, veículos classificados como discount hatchback (menor taxa de desvalorização, -6,8%) – como o Renault Kwid ou Fiat Mobi – apresentam índices de desvalorização menores do que aqueles que estão classificados como Luxury SUV/ Crossover (maior taxa de desvalorização -10,8%).  

No entanto, este comportamento não é percebido no segmento de Mid-range Pickup, que traz uma taxa média de desvalorização de -6,9%.

Estas picapes apresentam uma desvalorização praticamente igual aos modelos discount hatchback. “Talvez, pelo fato de serem veículos que possuem um público-alvo bastante específico e que realmente foram concebidos para terem um uso completamente diferente das demais categorias”, afirma o estudo. 

Confira as categorias que mais desvalorizam: 

Segmento Exemplo Desvalorização mínima Média Desvalorização máxima
1. Luxury SUV/Crossover XC90 -2,1% -10,8% -19,8%
2. Luxury Sedan Serie 7 -2,5% -9,6% -25,0%
3. Luxury Outros F-TYPE -2,2% -9,5% -22,2%
4. Premium SUV/Crossover Evoque -2,8% -9,5% -20,1%
5. Premium Sedan Classe C -2,0% -9,2% -24,7%
6. High Performance 911 -2,5% -9,1% -24,6%
7. Premium Outros A3 -2,1% -8,6% -24,7%
8. Mid-Range Medio/Grande SUV/Crossover/Van Compass -2,1% -8,0% -23,6%
Média geral (considerando todos os modelos)   -2,0% -7,8%  -11,5%
9. Mid-Range Medio/Grande Sedan Corolla -2,1% -7,5% -23,0%
10. Mid-Range Compacto Hatchback Yaris -2,2% -7,4% -17,3%
11. Mid-Range Medio Hatchback Golf -2,3% -7,4% -23,0%
12. Mid-Range Compacto SUV/Crossover/Van Creta -2,1% -7,3% -16,5%
13. Mid-Range Compacto Sedan/Wagon Virtus -2,4% -7,3% -24,6%
14.. Discount Pickup/SUV/Van Strada -2,2% -7,2% -19,8%
15. Discount Sedan/Wagon Voyage -2,1% -7,1% -19,8%
16. Mid-Range Pickup Ranger -2,2% -6,9% -18,9%
17. Discount Hatchback Kwid -2,1%  -6,8% -19,8%

 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.