Porsche entra na corrida de SUVs elétricos com novo Macan

O SUV de pequeno porte atualmente é o veículo mais popular da Porsche e está suportando a queda nos volumes de vendas

Bloomberg

Publicidade

(Bloomberg) — A Porsche anunciou hoje que a próxima geração do Macan, sucesso de vendas, será elétrica.

O SUV de pequeno porte atualmente é o veículo mais popular da Porsche e está suportando a queda nos volumes de vendas e as margens menores de modelos mais chamativos, como o 911. No ano passado, a fabricante de veículos com sede em Stuttgart, na Alemanha, produziu mais de 90.000 deles em sua fábrica em Leipzig.

Uma versão elétrica do Macan atual, de US$ 50.000, faz parte do plano da companhia de investir mais de 6 bilhões de euros (US$ 6,8 bilhões) na mobilidade elétrica até 2022. Até 2025, metade de seus veículos novos provavelmente terá um sistema motriz elétrico, segundo Oliver Blume, presidente do conselho administrativo da Porsche.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Nosso objetivo é assumir um papel pioneiro na tecnologia”, disse Blume em uma declaração por escrito. “Nos próximos 10 anos, vamos nos concentrar em uma combinação de motores a gasolina ainda mais otimizados, modelos híbridos elétricos e carros esportivos completamente elétricos.”

A Porsche não é a primeira fabricante de veículos de luxo a lançar um SUV elétrico. A Audi e a Jaguar vendem SUVs totalmente elétricos; a Audi anunciou recentemente um novo crossover que também será elétrico. A BMW, a Mercedes-Benz e até mesmo a Polestar estão desenvolvendo ou quase concluindo planos para SUVs totalmente elétricos. A Tesla, é claro, deu início à iniciativa com seu Model X totalmente elétrico em 2015.

Mas não há glória em começar cedo e fazer tudo errado, e a fabricante alemã de 70 anos é famosa por adotar uma abordagem tática no lançamento de produtos. A Porsche claramente reservou-se tempo para desenvolver algo que cativaria seus clientes. A empresa lançou um SUV Cayenne híbrido em 2010 e um Panamera híbrido em 2013, dois testes óbvios das tecnologias elétricas. Um 911 híbrido também é esperado nos próximos anos.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, um Taycan completamente elétrico sairá à venda neste ano. Este modelo permitirá avaliar as capacidades elétricas da Porsche no curto prazo, porque a produção do Macan elétrico só começará nos primeiros anos da próxima década.

Sonha em ter um Porsche? Invista e chegue lá. Abra uma conta gratuita na XP.