CNH “inteligente” com chip é adiada para 2022

Novo formato estava previsto para entrar em vigor no dia 1° de janeiro de 2019  

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – A implementação da nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi adiada para 31 de dezembro de 2022 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

O novo formato, que contém um chip e QR Code para facilitar o acesso remoto de dados e até funcionar como “cartão de crédito”, estava previsto para entrar em vigor no dia 1° de janeiro de 2019. 

De acordo com a nova resolução, os órgãos e entidades executivas de trânsito dos estados e Distrito Federal terão até o final de 2022 para padronizar o novo modelo de CNH.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Nova CNH

O novo documento vai ser um cartão “inteligente” parecido com o convencional de débito ou crédito, terá chip e gravação dos dados a laser. Além do QR Code, já presente na versão atual da CNH, será possível emitir a versão digital da mesma. 

cnh-com-chip-1

A mudança tem como objetivo deixar o documento mais universal – no futuro, existe a possibilidade de que a CNH possa pagar pedágios, metrô e ônibus, por exemplo.

Isso será possível a partir de parcerias entre entidades públicas ou privadas com autorização do Denatran. 

Continua depois da publicidade

Para os cidadãos que têm o modelo impresso, não será obrigatório trocá-lo. Isso ocorrerá de forma automática na renovação documento. 

É sempre tempo de juntar dinheiro. Invista! Abra sua conta na XP. 

cnh-com-chip-2

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.