Em minhas-financas / carros

Com Tarok, VW faz outra tentativa no ramo de picapes compactas; veja fotos

A Tarok, apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo na terça-feira (6), será lançada "em breve" no Brasil  

Volkswagen Tarok
(Divulgação)

(Bloomberg) -- A Volkswagen planeja outra investida no lucrativo segmento de picapes, no qual tenta emplacar há anos. 

A Tarok, apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo na terça-feira (6), será lançada “em breve” no Brasil, segundo comunicado distribuído pela montadora alemã. 

A picape tem motor 2.0 com potência 150 cv. A VW não divulgou detalhes sobre o preço nas concessionárias. 

O carro tem potencial para impulsionar a gama de modelos Volkswagen em outros mercados globais, de acordo com o texto, que não trouxe mais detalhes.

A maior fabricante de automóveis do mundo não tem conseguido sucesso na categoria de picapes, enquanto concorrentes como General Motors e Toyota Motor lucram alto.

A VW avançou no segmento de utilitários esportivos, no qual também estava em desvantagem, mas a linha de caminhonetes estava restrita à Amarok, que foi lançada em 2010 e registra baixo volume de vendas.

Quer juntar dinheiro para comprar sua picape dos sonhos quando ela chegar ao Brasil? Abra sua conta gratuita na XP. 

A Amarok é vendida principalmente na América do Sul e Europa e é menor do que a campeã de vendas da Ford Motor, a F-150.

As ambições da VW podem ser impulsionadas por uma ampla colaboração em discussão com a Ford, abrangendo caminhões, carros elétricos e que rodam sem motorista. Picapes importadas pagam imposto de 25% nos EUA (o maior mercado para esses veículos). Portanto, só faz sentido vender unidades produzidas na América do Norte.

O presidente da VW, Herbert Diess, recentemente informou à Automotive News que as negociações na direção de uma colaboração entre as montadoras podem dar acesso à tecnologia da Ranger, picape compacta que a Ford está reintroduzindo na América do Norte.

A parceria com a Ford reduziria os custos de desenvolvimento da Tarok, que tem 5 metros de comprimento e é um pouco menor do que a Ranger. Diess também vê potencial para a picape conceitual Tanoak, que é uma versão da Atlas, utilitário esportivo de médio porte da VW.

O segmento de picapes menores inclui, além da Ranger, Chevy Colorado, GMC Canyon, Toyota Tacoma e Nissan Frontier. A Daimler, rival alemã da VW, entrou no ramo há poucos anos, com a luxuosa X-Class.

Veja fotos: 

db2018al01991_full

db2018au00865_medium

db2018au00866_medium

db2018au00867_medium

db2018au00868_medium

Repórter da matéria original: Christoph Rauwald em Frankfurt, crauwald@bloomberg.net

Para entrar em contato com os editores responsáveis: Anthony Palazzo, apalazzo@bloomberg.net, ;Craig Trudell, ctrudell1@bloomberg.net, Elisabeth Behrmann

©2018 Bloomberg L.P.

 

Contato