Licenciamento digital de veículos chega para completar CNH no celular

CNH digital já complementa o documento de papel desde fevereiro  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – A digitalização do documento de veículos começará a ser implantada nesta segunda-feira (27), de acordo com a coluna do Estadão. O documento, que será substituto da versão física, poderá ser acessado pelo mesmo aplicativo que contém a CNH digital, disponível desde fevereiro e complementar ao documento de papel.

Não haverá custo adicional para digitalizar a documentação do carro, disse ao jornal o ministro de Cidades Alexandre Baldy.

A notícia faz parte de um pacote do governo para diminuir a burocracia de documentos relacionados a mobilidade no país. Na semana passada, ganhou força a hipótese de que o governo pretende eliminar, via Medida Provisória a obrigatoriedade de comparecer ao Detran para renovação de CNH – obrigatória a cada 5 anos.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Desde a primeira aparição de notícias sobre esta MP, no dia 13 de agosto, as ações da Valid (VLID3) vêm caindo na bolsa. A empresa, que emite CNHs em 14 estados, representa cerca 80% de todo mercado nacional para o documento e possui entre 60% e 70% de seu Ebitda atrelado ao negócio de documentos. O único dia em que a VLID3 não sofreu queda desde então foi a quarta-feira desta semana (22), quando subiu 4,31%. Na quinta (23), houve a queda mais expressiva: 5,5%. No total, a ação caiu 13,8% desde a notícia.

De acordo com o Radar, da Veja, ontem foi o dia em que executivos da empresa “bateram à porta de Michel Temer” para tentar impedir que a MP seja aprovada. Vale lembrar que, como emissora das CNHs, a Valid não tem prejuízo algum com a digitalização do licenciamento de veículos. 

Em comentário na última sexta-feira (24), o BTG Pactual disse acreditar improvável que haja mudanças no curto prazo por alguns motivos.Primeiramente, “é um negócio altamente lucrativo para os estados e, como a maioria está em péssima situação financeira, não podem perder esse tipo de receita”, escreveram os analistas Carlos Sequeira e Bernardo Teixeira. O outro motivo é segurança. “A capacidade dos motoristas de continuar dirigindo deve ser testada de tempos em tempos e mesmo um processo simplificado exigiria alguém que o administre”, opinou.

Continua depois da publicidade

Graças a essa crença, o banco vê a ação como oportunidade de compra neste momento. “A Valid parece barata no preço atual, e o sell off de hoje pode ser uma boa oportunidade para aumentar posição”.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney