Em minhas-financas / carros

São Paulo testa uso de câmeras em viaturas para multar motoristas

Os testes vão até julho e a expectativa é de que 450 das 700 viaturas da CET recebam as câmeras de fiscalização

Trânsito na saída do feriado de 7 de Setembro - São Paulo
(Marcelo Camargo/ABr)

SÃO PAULO - A cidade de São Paulo vem testando desde meados de abril um novo meio para flagrar motoristas cometendo infrações no trânsito. Câmeras foram instaladas em uma viatura da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) que circula pela capital paulista, segundo informações da Folha de S. Paulo. 

Os agentes da CET monitoram em tempo real, por meio do celular, as imagens captadas pelas câmeras frontal e traseira do veículo. O objetivo é que, no futuro, um agente acompanhe o motorista da viatura para aplicar as multas. 

Desde o início dos testes, a CET calcula que 300 multas teriam sido aplicadas se o novo sistema já estivesse em vigor. Segundo o secretário municipal dos transportes, João Octaviano Machado Neto, a infração precisa ser presenciada por um agente em tempo real e não será possível gravar imagens para só depois aplicar a sanção. 

Os testes vão até julho e a expectativa é de que 450 das 700 viaturas da CET recebam as câmeras de fiscalização. Além de ajudar na aplicação de multas, a ideia é que as câmeras registrem também problemas na sinalização, como faixas de pedestres apagadas e placas deterioradas.

 

Contato