Em minhas-financas / carros

Detran lança três novos serviços eletrônicos para motoristas em SP

Serviços podem ser encontrados no aplicativo ou site do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo

CNH
(REPRODUÇÃO)

SÃO PAULO - O Detran.SP lançou na última semana três novos serviços eletrônicos que visam facilitar a retirada e visualização de documentos dos motoristas. Agora é possível validar a certidão de CNH (habilitação) pelo aplicativo, emitir certidão negativa de propriedade do veículo pelo site, assim como validar ou emitir credenciais de profissionais que atuam na formação de condutores. 

Para validar a certidão de CNH, serviço utilizado por empresas para verificar a situação da Carteira Nacional de Habilitação dos motoristas, o usuário pode utilizar o aplicativo do Detran.SP com o código de verificação ou QR-Code. A certidão possui dados do histórico do motorista desde a data de emissão da CNH até processos e bloqueios. 

Além disso, é possível realizar de forma online e gratuita a emissão da certidão negativa de propriedade de veículo, assim como a autenticidade da certidão, verificando se um cidadão possui ou não um veículo registrado em seu nome. Esse tipo de consulta é muito usado para verificação de renda e em processos de obtenção de benefícios governamentais, bolsas de estudos, entre outros. Para utilizá-lo, basta digitar o CPF do cidadão. 

O terceiro serviço recém-integrado à plataforma é a possibilidade de profissionais que atuam na formação e avaliação de motoristas e motociclistas, de obterem e validarem a credencial pelo portal. Antes, o processo exigia que o profissional comparecesse ao órgão para a validação do curso em seu histórico como profissional. De acordo com o Detran, já são 35 procedimentos online voltados para a habilitação, veículos e infrações de trânsito. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP

 

Contato