EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em minhas-financas / carros

Placa com padrão Mercosul será obrigatória para carros novos e transferidos

Obrigação de mudar placas de carros que já estão rodando será excluída

Placas padrão Mercosul
(Divulgação/Rodrigo Nunes/Ministério das Cidades)

SÃO PAULO - Carros novos ou transferidos deverão ter placa com padrão Mercosul, disse na Câmara o presidente do Denatran, Maurício Pereira, nesta quinta-feira (26). A afirmação muda a regra para a resolução 729 do Contran (Conselho Nacional do Trânsito). A nova resolução deverá ser discutida pelo Contran no dia 10 de maio.

No texto atual, a resolução obriga que todos os veículos que rodam no Brasil tenham as placas atualizadas até 2023. A resolução, que passaria a valer em setembro, estava suspensa por 60 dias desde 23 de março. 

Com a mudança, veículos 0km vendidos em 2018 já devem ter o emplacamento novo. Veículos transferidos também devem ter a nova placa, que, segundo Pereira, terá um valor menor que a antiga. 

O Padrão Mercosul, que unifica placas do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Ele obriga que todas as placas tenham cor de fundo branca, com margem azul na parte de cima e padrão de quatro letras e três números, organizados aleatoriamente. Também haverá itens de segurança que permitirão a rastreabilidade dos carros por meio de QR code e chip. Veículos especiais serão identificados por cores diferentes nos caracteres. 

Com Agência Câmara

Quer comprar um carro novo? Invista. Abra uma conta na XP.

Contato