Em minhas-financas / carros

CNH digital: SP começa a emitir documento de graça nesta quinta-feira; saiba como conseguir

Além do documento digital, o Detran anunciou que vai adotar o envio gratuito da CNH impressa pelos Correios

CNH Digital
(Reprodução )

SÃO PAULO - O formato digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começou a ser emitido nesta quinta-feira (22) de forma gratuita para os motoristas do Estado de São Paulo. 

Com todas as informações do documento impresso, inclusive foto e QR-Code, a versão digital pode ser adquirida por meio do aplicativo CNH Digital, da empresa Serpro - disponível tanto para sistema Android como iOS. A emissão é opcional. 

De acordo com o Detran-SP, a regra para obter a CHN digital é federal e, para emitir, o motorista precisa ter a sua habilitação dentro do período de validade, QR-Code e não apresentar bloqueios, como suspensão, por exemplo. Caso o documento esteja vencido, é necessária a renovação para poder solicitar a versão mobile. 

Além da introdução do documento para celular, o Detran-SP informou que vai adotar o envio automático e gratuito pelos Correios para todos os serviços relacionados à carteira impressa. "A medida dará mais comodidade ao cidadão, que receberá o documento em sua residência sem custo adicional", informou em comunicado. A previsão é de que o serviço tenha início em 30 dias. Atualmente, o motorista precisa pagar uma taxa de entrega de R$ 11 para receber a CNH em casa. 

Como conseguir a CNH Digital?

1. Identifique sua CNH: verifique na parte impressa do documento o QR-Code
2. Condições atuais da CNH atual:
a) Caso o seu documento tenha o QR-Code, mas você não possua o Certificado Digital (e-CPF), é preciso ir a um posto do Detran.SP para efetuar presencialmente o cadastro, levando um documento de identificação original. 
b) Tem e-CPF? Então faça o cadastro no Portal de Serviços do Denatran
c) Sua CNH não tem QR-Code? Peça a 2ª via da sua CNH. 
3. Baixe o app "CNH Digital", da Serpro: utilize a senha de acesso do Portal do Denatran (o login é o CPF) e digite o código de ativação. 

Quer investir em ações? Abra uma conta na XP

 

Contato