Em minhas-financas / carros

Mais de 60% dos paulistanos estariam dispostos a deixar o carro em casa, diz pesquisa

Disponibilidade, contudo, é atrelada a uma boa alternativa de transporte

trânsito SP
(Paulo Whitaker/Reuters)

SÃO PAULO – Um total de 61% dos paulistanos deixaria certamente o carro em casa, se houvesse uma boa alternativa de transporte na cidade, segundo revelam os dados divulgados nesta segunda-feira (16) pela Rede Nossa São Paulo e pelo Ibope.

De acordo com o levantamento, outros 18% provavelmente optariam pela solução, se existisse uma boa alternativa, o que totalizaria 79% das pessoas que possuem carros.

Atualmente, 27% dos paulistanos utilizam o automóvel todos os dias, ou quase todos os dias, o que equivale a 2,3 milhões de pessoas. Em comparação com o ano passado, o número é 4 pontos percentuais maior, visto que, na época, 23% dos moradores da capital paulista utilizavam o carro todos os dias.

Trânsito
O estudo indica ainda que 69 % das pessoas consideram a situação do trânsito na capital paulista ruim ou péssima, sendo que os ciclistas seriam os mais desrespeitados no trânsito, com 85% das indicações.

Em seguida, como os mais desrespeitados, aparecem os motociclistas (81%), os pedestres (71%) e motoristas (66%).

No que diz respeito ao tempo de deslocamento entre casa e trabalho, metade das pessoas gasta entre uma e duas horas por dia no percurso, enquanto 38% gastam mais de duas horas diárias em seus deslocamentos.

 

Contato