Em minhas-financas / carros-compra

Consórcio continua sendo a exceção positiva na venda de veículos

Enquanto carros se amontoam nos pátios das montadoras, consórcio de veículos leves cresce 14,5% em 2015

Estacionamento de carros
(Reuters)

SÃO PAULO - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou desempenho do setor automotivo em outubro e no acumulado do ano. Segundo o balanço, o licenciamento de autoveículos até o décimo mês do ano apresenta retração de 24,3%, com 2,15 milhões de unidades comercializadas em 2015 e 2,83 milhões no ano passado.

Na análise mensal, o resultado aponta queda de 4% nas vendas em outubro frente a setembro. O número de unidades comercializadas caiu de 200,1 mil para 192,1 mil.

Na semana passada a Associação Brasileira dos Administradores de Consórcio (Abac) divulgou os dados de setembro. De acordo com o órgão, a venda de novas cotas de veículo leves nos oito primeiros meses desse ano subiu 14,5%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Foram vendidas 709,5 mil novas cotas contra 619,5 mil.

Ao registrar potencial participação em 24,9% nas vendas do mercado interno, o setor disponibilizou créditos de quase R$ 16 bilhões para os diversos elos da cadeia produtiva do setor automobilístico. As contemplações também cresceram, de janeiro a setembro 389,5 mil participantes receberam a carta de crédito para adquirir seu carro.

 

Contato