Em minhas-financas / carros-compra

Setor automotivo deve melhorar somente no 4º trimestre... de 2017

Queda na confiança e endividamento familiar aprofundam crise, afirma especialista da FGV

Pátio de montadora em São Bernardo do Campo - automóveis
(Marcelo Camargo/ABr)

SÃO PAULO – O mercado de automóveis segue em queda livre, a venda de veículos caiu 32,5% em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação a agosto, a queda foi de 3,5%, já no acumulado do ano os licenciamentos reduziram 22,7%, de acordo com balanço apresentado nesta quinta-feira pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos (Fenabrave).

“Eu não visualizo uma melhora até o quarto trimestre de 2017. Tivemos um crescimento médio muito alto nos últimos anos. Esse mercado esqueceu o que é uma crise”, afirma professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Antonio Jorge Martins, especializado em gestão de empresas do setor automotivo.

Em 2000, o Brasil vendia aproximadamente 1 milhão de veículos por ano. Cinco anos depois esse valor subiu para 1,8 milhão. De 2010 a 2014, essa média saltou para 3 milhões de veículos, segundo dados da Fenabrave.

O professor avalia que os dez anos de bonança prejudicaram o planejamento. “Ficamos muito tempo sem uma crise, sentimos pouco a de 2008. Se as empresas não tivessem investido para aumentar tanto a produção, hoje teríamos menos demissões”.

Para Martins, as empresas esqueceram o que é risco e deixaram de avaliar sinais dados pelo mercado. “O índice de confiança tem caído desde 2014, juntamente com o crescimento da dívida familiar. Faltou uma análise mais cuidadosa”, ressalta o professor.

Em setembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 5,3% ante agosto, chegando a 76,3 pontos. O índice registrou pelo terceiro mês consecutivo o menor nível da série histórica, iniciada em novembro de 2005, conforme pesquisa da FGV.

 

Leia também

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Milhões de brasileiros investem errado em previdência; é o seu caso?

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Planeja investir no Tesouro Direto? Ebook gratuito mostra o caminho

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra

 

Contato