EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em minhas-financas / aposentadoria

Entenda como vai funcionar a aposentadoria automática por tempo de contribuição

Procedimento será realizado apenas pelos canais de atendimento virtuais do INSS

Idoso no computador
(Shutterstock.com)

SÃO PAULO - Cerca de 200 mil pessoas que aguardam a aposentadoria por tempo de contribuição poderão ganhar o benefício automaticamente. Uma portaria autorizando a mudança deve ser publicada ainda em fevereiro. Confira, passo a passo, como vai funcionar o sistema:

1 - Junte os documentos
Quem contribuiu por 35 anos (homens) ou 30 anos (mulheres) com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e quer se aposentar deve reunir os documentos pessoais, a carteira de trabalho, o carnê de contribuição e enviar junto ao seu pedido de aposentadoria pelo site www.inss.gov.br

2 - Conferência de dados
Os funcionários do INSS conferem os dados enviados pelo contribuinte. Se estiver tudo certo e não houver pendências, não é necessário realizar nenhuma perícia e o contribuinte pode se aposentar.

3 - Aguardar a resposta
O contribuinte recebe uma carta com a informação de que a sua aposentadoria já está disponível. O comunicado também chega por e-mail.

4 - Confirmar o interesse
O contribuinte não precisará sair de casa e ir até uma agência do INSS para confirmar que deseja começar a receber a aposentadoria. Para isso, ele deverá apenas ligar para o número 135 ou acessar novamente o site do INSS.

Quer investir e garantir uma aposentadoria tranquila? Clique aqui e abra uma conta na XP

Contato