Em minhas-financas / aposentadoria

Acidentes de trânsito causam prejuízo de R$ 12 milhões aos cofres do INSS

O número de pessoas com invalidez permanente, causada por acidentes de trânsito, passou de 33 mil para 352 mil, entre 2002 e 2012

Carro_acidente de trânsito
(ThinkStock)

SÃO PAULO - Um levantamento realizado pela Previdência Social revela que cerca de milhão de benefícios pagos pelo INSS são destinados a vítimas de acidentes de trânsito, o que representa uma despesa de mais de R$ 12 milhões aos cofres públicos.

De acordo com os dados da Seguradora Líder, empresa responsável pelo DPVAT, o número de pessoas com invalidez permanente, causada por acidentes de trânsito, passou de 33 mil para 352 mil, entre 2002 e 2012. O número de mortes, no mesmo período, saltou de 46 mil para 60 mil.

“A situação é preocupante, pois os números são elevados e crescentes. O benefício que gera maior despesa ao INSS é a aposentadoria por invalidez, pois é um benefício de longa duração pago, na maioria das vezes, a pessoas jovens”, afirma o secretario de Políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim. A maioria das vítimas tem entre 18 e 40 anos, ou seja, são pessoas que estão em idade ativa.

Ele acrescentou que é fundamental o investimento na reabilitação profissional para que o trabalhador possa voltar ao mercado de trabalho sem precisar se aposentar.

 

Contato