Em minhas-financas / aposentadoria

Expectativa de vida dos brasileiros aumenta para 74,6 anos, revela IBGE

Número é relativo a 2012; na comparação com 2011, houve acréscimo de 5 meses e 12 dias

Aposentadoria
(Getty Images)

SÃO PAULO - A população brasileira está vivendo mais. De acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano passado, a expectativa ao nascer da população brasileira atingiu 74,6 anos.

Um ano antes, a expectativa de vida dos brasileiros era de 74,1 anos, o que indica que houve acréscimo de cinco meses e 12 dias entre 2011 e 2012.

Homens x Mulheres
Ainda de acordo com o estudo, as mulheres brasileiras vivem mais do que os homens. Em 2012, a expectativa de vida delas era de 78,3 anos, enquanto que a deles foi de 71 anos.

Quando observados os números de 2011, conclui-se que o ganho na esperança de vida das mulheres foi maior, de cerca de 6 meses e 25 dias no período analisado, visto que naquele ano elas esperavam viver até o s 77,7 anos.

Já para os homens, o aumento na expectativa de vida foi 4 meses e 10 dias, pois, em 2011, eles esperavam viver até os 70,6 anos.

A pesquisa
Intitulada Tábua Completa de Mortalidade, o estudo do IBGE é divulgado anualmente e também traz dados sobre mortalidade e mortalidade infantil.

Quanto à expectativa de vida, o levantamento traz estimativas para idades exatas até 80 anos, sendo que a pesquisa tem sido utilizada pelo Ministério da Previdência Social como um dos parâmetros para se definir o fator previdenciário das aposentadorias sob o Regime Geral da Previdência Social.

 

Contato