Previdência antecipa metade do 13º ao aposentados

Metade do valor será pago entre os dias 26 de agosto e 6 de setembro

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – A Previdência Social antecipará o pagamento do 13º aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A metade do valor será depositado na folha de agosto, pago entre os dias 26 de agosto e 6 de setembro.

Ao todo serão contemplados com a antecipação de 26.530.647 beneficiários em todo o Brasil, considerando os benefícios pagos em julho. Segundo a Previdência, o valor total que será depositado representa uma injeção extra na economia de pelo menos R$ 12 bilhões nos meses de agosto e setembro.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

IR
O extrato mensal de pagamento estará disponível para consultas na página do Ministério da Previdência Social na internet e nos terminais de autoatendimento da rede bancária a partir do dia 19 de agosto.

Vale destacar que não haverá desconto do Imposto de Renda na primeira parcela, já que segundo a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado no pagamento da segunda parcela, que é pago entre novembro e dezembro.