A pergunta “Débito ou crédito?” pode estar com os dias contados

Confira como as pessoas estão pagando por suas compras pelo mundo no Gráfico da Semana da IMpulso, segundo dados da Statista

Mariana Amaro

Publicidade

SÃO PAULO – É quase uma tradição nacional chegar ao caixa de um estabelecimento comercial, sacar o cartão e ouvir a pergunta: “Crédito ou débito?”. Não é para menos: ao final de 2020, o Brasil contava com 134 milhões de cartões de crédito ativos, 167 milhões de cartões de débito e outros 23,7 milhões de cartões pré-pagos, de acordo com as Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, divulgado pelo Banco Central.

Os cartões reinavam absolutos, como principal forma de pagamento no Brasil. Mas isso começou a mudar em novembro de 2020, com o lançamento do PIX, que completou seu primeiro ano de vida este mês com inovações como Pix Troco e um mecanismo para  agilizar o ressarcimento dos usuários em casos de fraudes.

Embora os cartões de crédito e débito ainda estejam em primeiro lugar como forma de pagamento no Brasil, o celular tem começado a despontar como um dos principais meios de pagamento.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na China, por exemplo, 84% das pessoas usou o celular para realizar pagamentos nos últimos 12 meses. Confira como as pessoas ao redor do mundo estão pagando suas contas no Gráfico da Semana, da IMpulso.

Para assinar a nova newsletter semanal gratuita do InfoMoney inscreva-se abaixo.

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.