20 de novembro: pela 1ª vez, Dia da Consciência Negra é feriado nacional

Data homenageia memória do Quilombo dos Palmares e de seu líder, Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de novembro de 1695

Maria Luiza Dourado

Monumento a Zumbi dos Palmares. Rio de Janeiro, Brasil, Janeiro de 2013 (David Tubau/Flickr/Wikimedia Commons)
Monumento a Zumbi dos Palmares. Rio de Janeiro, Brasil, Janeiro de 2013 (David Tubau/Flickr/Wikimedia Commons)

Publicidade

Nesta quarta-feira (20), ocorre, pela primeira vez, a celebração do Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra como feriado nacional.

O feriado, que até 2023 era celebrado em apenas seis estados, passou a ser comemorado em todo o país após a sanção da Lei n° 14.759, em dezembro de 2023, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A data homenageia a memória do Quilombo dos Palmares, formado na Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco — que hoje é o estado de Alagoas — por volta de 1580.

Continua depois da publicidade

O Quilombo dos Palmares foi o maior refúgio de negros da América Latina, chegando a reunir 20 mil pessoas, a maioria delas escravizados que fugiram dos engenhos da Bahia e de Pernambuco.

Em 1694, o quilombo foi destruído e, em 20 de novembro do ano seguinte, seu líder, Zumbi dos Palmares, foi assassinado — daí a relevância simbólica da data para a população afrodescendente.

LEIA MAIS: Feriados em 2025: próximo ano terá nove datas comemorativas prolongadas; veja quais

Continua depois da publicidade

Este é o penúltimo feriado do ano. A próxima folga no meio da semana ocorrerá no Natal, em 25 de dezembro.

São pontos facultativos a véspera de Natal, 24 de dezembro, e a véspera do Ano Novo, em 31 de dezembro.

Maria Luiza Dourado

Repórter de Finanças do InfoMoney. É formada pela Cásper Líbero e possui especialização em Economia pela Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.