Yara está prestes a fechar compra de unidade de fertilizantes da Petrobras (PETR4), dizem fontes à Reuters; estatal nega

A oferta da companhia norueguesa, um dos principais players globais e do setor de fertilizantes no Brasil, foi selecionada como vencedora pela estatal

Reuters

Photo by Wagner Meier/Getty Images

Publicidade

Nota atualizada para acrescentar o posicionamento da Petrobras

A Yara Fertilizantes está prestes a fechar um acordo para a compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-III) da Petrobras (PETR3;PETR4) em Três Lagoas (MS), disseram à Reuters duas fontes com conhecimento no assunto nesta sexta-feira.

A oferta da companhia norueguesa, um dos principais players globais e do setor de fertilizantes no Brasil, foi selecionada como vencedora pela Petrobras, e o negócio agora precisa ser aprovado pelo Conselho de Administração da empresa, acrescentou uma das fontes. O anúncio é esperado nas próximas semanas.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ao longo do processo de venda, houve interesse de pelo menos cinco companhias, sendo duas nacionais e três grupos estrangeiros, disseram à Reuters fontes a par do assunto. A brasileira Unigel estava entre elas, como revelou a Reuters em abril.

As fontes não especificaram o valor do negócio, mas o acordo deve ser inferior a 100 milhões de dólares, uma vez que a construção da unidade ainda precisa ser concluída.

Relançado este ano após um fracasso nas negociações com o grupo russo Acron, o processo de desinvestimento da fábrica é considerado mais um passo importante para o agronegócio brasileiro, pela potencial redução da dependência da importação de fertilizantes pelo país, hoje em torno de 85%.

Continua depois da publicidade

As obras da fábrica começaram em 2011 e foram paralisadas em dezembro de 2014, com 81% de conclusão, por problemas no cumprimento de contrato.

A petroleira quer se desfazer do negócio, assim como tem feito em relação a outros ativos, para focar na exploração e produção de petróleo.

Quando entrar em operação, o projeto da unidade indica capacidade de produção de 2.200 toneladas por dia de amônia e 3.600 toneladas por dia de ureia, ou cerca de 20% do consumo aparente de ureia no Brasil em 2020.

Continua depois da publicidade

No Brasil, a Yara tem cinco fábricas de produção e 24 unidades misturadoras de fertilizantes próprias, com presença nos principais polos de produção agrícola, segundo informação do site da companhia.

A localização da fábrica de Três Lagoas é considerada estratégica, pela sua proximidade com a Bolívia, que seria fornecedora do gás natural em uma conjuntura de oferta global cada vez mais apertada por fatores geopolíticos.

O mercado de gás, matéria-prima usada na produção de nitrogenados, tem estado sob constante clima de tensão na Europa, em meio a constantes ameaças de redução no fornecimento pelos russos.

Publicidade

Pelo teaser divulgado em maio, com informações iniciais da transação para potenciais compradores, a Petrobras afirma que ofereceria um contrato de fornecimento de gás ao comprador, que poderia firmá-lo ou buscar outra solução.

Apesar de a Petrobras afirmar que mais de 80% da construção da fábrica está concluída, os próprios envolvidos no processo dizem que a conclusão não deve ser rápida, podendo levar cerca de três anos.

Procurada, a Yara disse que não comenta rumores de mercado. Em nota, a Petrobras disse que são inverídicas as informações de que a companhia estaria prestes a fechar a venda com a empresa Yara Fertilizantes.

Continua depois da publicidade

“Conforme comunicado ao mercado em 29/08/2022, o projeto encontra-se na fase vinculante, não tendo alcançado ainda o estágio de recebimento de propostas. A companhia manterá o mercado informado a respeito de eventuais informações relevantes sobre o assunto”, destacou.