Wall Street fecha em queda por receios com China e expectativas de resultados fracos

O índice Dow Jones caiu 0,29 por cento, a 17.081 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,68 por cento, a 2.003 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,87 por cento, a 4.796 pontos

Reuters

Publicidade

Os principais índices acionários dos Estados Unidos fecharam em queda nesta terça-feira, com o Dow Jones interrompendo uma sequência de sete altas, devido aos renovados receios sobre a desaceleração da China e por outra rodada de forte baixa em ações de biotecnologia.

O índice Dow Jones caiu 0,29 por cento, a 17.081 pontos, enquanto o S&P 500 perdeu 0,68 por cento, a 2.003 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuou 0,87 por cento, a 4.796 pontos.

O setor de biotecnologia liderou as perdas no S&P 500 e no Nasdaq e o índice do setor de saúde do S&P 500, com baixa de 1,2 por cento, teve a maior queda entre os setores do S&P, seguido pelo industrial, com recuo de 1,1 por cento. O índice de biotecnologia do Nasdaq caiu 3,2 por cento, ampliando as perdas recentes.

Continua depois da publicidade

Preocupações com os resultados corporativos referentes ao terceiro trimestre continuaram a pesar no mercado. A expectativa é que as empresas do S&P 500 divulguem queda de quase 5 por cento no lucro trimestral, a maior baixa em seis anos, segundo dados da Thomson Reuters.

“Tem um pouco de nervosismo sobre os balanços que veremos ao longo das próximas duas ou três semanas”, disse o gestor de carteiras da Pioneer Investment Management John Carey.

“A situação internacional continua a pesar e as commodities estavam mais fracas mais cedo. Na ausência de qualquer novo dado econômico forte ou balanços fenomenais, as pessoas terão cautela, esperando que o Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA) decida se vai ou não aumentar a taxa de juros”, disse.

Continua depois da publicidade

Mais cedo, dados mostraram que as importações na China caíram 20 por cento em setembro devido à fraca demanda doméstica, indicando que o crescimento da segunda maior economia do mundo está fraquejando.