Vittia (VITT3): XP inicia cobertura para ação com recomendação de compra e projetando alta de 71%

Empresa de biofertilizantes tende a ser impactada positivamente pela alta dos insumos agrícolas, apontam analistas da casa

Equipe InfoMoney

Publicidade

A XP iniciou cobertura para Vittia (VITT3) com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 18,90 para o final de 2023, o que representa um potencial de valorização de 71% em relação ao fechamento da última sexta-feira (27). Para os analistas Leonardo Alencar e Pedro Fonseca, a visão sobre o papel é positiva, já que a alta dos preços de fertilizantes tende a ter impacto positivo nos biofertilizantes, um dos principais produtos da companhia.

Os analistas também destacam em relatório que a tecnologia tem sido adotada pela agricultura brasileira e, embora o setor seja relativamente novo, a Vittia tem 50 anos de experiência e uma plataforma de comercialização robusta. Essas duas características ajudaram a empresa a fazer uma série de fusões e aquisições nos últimos anos.

A empresa tem suas raízes na fundação da Biosoja, em 1971, inicialmente focada na produção de inoculantes. Atualmente é formado por seis empresas diferentes, quatro delas adquiridas após a entrada do private equity BRZ Investimentos na empresa em 2014.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leia mais: Vittia (VITT3): como a “small cap” de fertilizantes e defensivos virou queridinha das grandes gestoras

“Embora haja um forte apelo ESG [sigla em inglês para denominar as melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa – ou ASG, em português] para reduzir o uso de produtos químicos no curto prazo, em nossa opinião, o melhor resultado sustentável deve ser aumentar os rendimentos e, portanto, a produção, especialmente agora que a sombra da inflação de alimentos paira sobre o mundo”, diz a XP.

Os analistas explicam que, embora os agricultores já estejam familiarizados com os biofertilizantes e inoculantes, os biopesticidas ainda são novidade para a maioria deles, por isso ainda é preciso um histórico de eficácia do produto nas principais culturas.

Continua depois da publicidade

“No geral, o uso de produtos biológicos na produção se correlaciona com o nível de tecnologia da fazenda, não com seu tamanho, de modo que o perfil de clientes da Vittia é misto e principalmente granular, acarretando em maiores despesas de vendas e alongando seu capital de giro devido à demanda de crédito”, diz a XP, sobre os riscos da companhia.

A casa prevê um CAGR [taxa de crescimento anual composta] de receita líquida de 13,8% para 2021 e 2024, juntamente com um CAGR de Ebitda ajustado de 15,8% no mesmo período”, escreveram os analistas.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.