Criação de FII

Vibra (VBBR3) e Prisma celebram acordo para constituição de fundo de investimento imobiliário

Segundo comunicado, a assinatura dos documentos representa uma importante etapa no processo de desmobilização e otimização de sua carteira de imóveis

Por  Equipe InfoMoney -

A Vibra (VBBR3) celebrou com a Prisma na última sexta-feira (4) um acordo de investimentos e um contrato de consultoria vinculantes, que têm como finalidade guiar a constituição de um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) que receberá o aporte de imóveis da companhia, todos eles postos com a bandeira Petrobras.

Segundo comunicado, a assinatura dos documentos representa uma importante etapa no processo de desmobilização e otimização de sua carteira de imóveis, com o objetivo de maximizar a geração de valor para a companhia bem como seguir melhorando seus indicadores ESG. Trata-se de uma operação com capilaridade nacional, englobando o aporte e a gestão profissional de uma carteira de até 238 imóveis.

A operação prevê a monetização dos imóveis em três etapas. Primeiramente, haverá o aporte dos imóveis no fundo pela companhia, com a posterior aquisição pela Prisma Capital de 15% das cotas, com esta assumindo a gestão operacional da carteira do fundo.

Adicionalmente, a operação prevê a possibilidade de monetização imediata de parte dos imóveis, antes mesmo do aporte dos mesmos no fundo, através da venda direta aos atuais operadores dos postos. Em ambos os casos, a operação estipula salvaguardas contratuais para que os postos se mantenham com a bandeira da companhia e o prazo final para aporte desses imóveis no fundo vai até Dezembro de 2023.

Por fim, a partir de janeiro de 2024 o fundo poderá ser listado no mercado e oferecido ao público em geral através de uma oferta pública, havendo assim a monetização integral ou parcial do fundo.

O Valuation de entrada implícito na transação avalia a totalidade dos imóveis em R$ 643,6 milhões. A Vibra entende que a combinação com a Prisma Capital deverá propiciar ganhos e sinergias importantes para a companhia e seus parceiros comerciais, que deverão se traduzir ainda em upsides adicionais quando da listagem do fundo.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

Compartilhe