Vibra (VBBR3) e Prisma celebram acordo para constituição de fundo de investimento imobiliário

Segundo comunicado, a assinatura dos documentos representa uma importante etapa no processo de desmobilização e otimização de sua carteira de imóveis

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Vibra (VBBR3) celebrou com a Prisma na última sexta-feira (4) um acordo de investimentos e um contrato de consultoria vinculantes, que têm como finalidade guiar a constituição de um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) que receberá o aporte de imóveis da companhia, todos eles postos com a bandeira Petrobras.

Segundo comunicado, a assinatura dos documentos representa uma importante etapa no processo de desmobilização e otimização de sua carteira de imóveis, com o objetivo de maximizar a geração de valor para a companhia bem como seguir melhorando seus indicadores ESG. Trata-se de uma operação com capilaridade nacional, englobando o aporte e a gestão profissional de uma carteira de até 238 imóveis.

A operação prevê a monetização dos imóveis em três etapas. Primeiramente, haverá o aporte dos imóveis no fundo pela companhia, com a posterior aquisição pela Prisma Capital de 15% das cotas, com esta assumindo a gestão operacional da carteira do fundo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Adicionalmente, a operação prevê a possibilidade de monetização imediata de parte dos imóveis, antes mesmo do aporte dos mesmos no fundo, através da venda direta aos atuais operadores dos postos. Em ambos os casos, a operação estipula salvaguardas contratuais para que os postos se mantenham com a bandeira da companhia e o prazo final para aporte desses imóveis no fundo vai até Dezembro de 2023.

Por fim, a partir de janeiro de 2024 o fundo poderá ser listado no mercado e oferecido ao público em geral através de uma oferta pública, havendo assim a monetização integral ou parcial do fundo.

O Valuation de entrada implícito na transação avalia a totalidade dos imóveis em R$ 643,6 milhões. A Vibra entende que a combinação com a Prisma Capital deverá propiciar ganhos e sinergias importantes para a companhia e seus parceiros comerciais, que deverão se traduzir ainda em upsides adicionais quando da listagem do fundo.

Continua depois da publicidade

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.